Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Myrella Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T17:11:08Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23 | - |
dc.date.available | 2023-12-05T17:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29174 | - |
dc.description.abstract | The hospitalization of children and adolescents results in their removal from daily activities, including spending time with family, the school context and society in general. Furthermore, hospitalization often involves painful experiences and suffering, directly impacting the emotional state and self-esteem of these individuals, which can harm their quality of life and their teaching and learning process. Hospital Pedagogy emerges as an approach designed to rescue the education of hospitalized students and reduce negative impacts through playful teaching activities that provide moments of joy. The general objective of this work is to discuss how Hospital Pedagogy plays a crucial role in recovering the health of children and adolescents who have become ill. The specific objectives include characterizing the role of the pedagogue in the hospital environment, investigating how hospital pedagogy can contribute to the education of these students and a literature review covering publications from the last five years, from 2018 to 2022. The research carried out is qualitative and consists of a bibliographic review that involved the consultation, collection and analysis of various sources, including academic articles in journals, master's dissertations, doctoral theses, books, laws and relevant publications on the topic. Given the research carried out, the study revealed a growing recognition of the hospital environment as a pedagogical space. It was also identified that the role of the pedagogue in this environment, together with the implementation of intentional activities, enables the continuity of schooling and contributes to the improvement of health status, by providing a break in the hospital routine through playful activities that favor physical and educational recovery of patients. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-05T17:11:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGM23112023.pdf: 711188 bytes, checksum: 2eacdac9411969296b7636290154d308 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-05T17:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGM23112023.pdf: 711188 bytes, checksum: 2eacdac9411969296b7636290154d308 (MD5) Previous issue date: 2023-11-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Hospitalização | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | Os impactos do atendimento educacional no ambiente hospitalar para crianças e adolescentes em situação de adoecimento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
dc.description.resumo | A hospitalização de crianças e adolescentes implica em seu afastamento das atividades cotidianas, incluindo o convívio com familiares, o contexto escolar e a sociedade em geral. Além disso, a hospitalização frequentemente envolve experiências dolorosas e sofrimento, impactando diretamente o estado emocional e a autoestima desses indivíduos, o que pode prejudicar sua qualidade de vida e seu processo de ensino e aprendizagem. A Pedagogia Hospitalar surge como uma abordagem destinada a resgatar a educação de estudantes hospitalizados e a diminuir os impactos negativos por meio de atividades lúdicas de ensino que proporcionam momentos de alegria. Este trabalho tem como objetivo geral discutir como a Pedagogia Hospitalar desempenha um papel crucial na recuperação da saúde de crianças e adolescentes em situação de adoecimento. Os objetivos específicos incluem a caracterização do papel do pedagogo no ambiente hospitalar, a investigação sobre como a pedagogia hospitalar pode contribuir para a educação desses educandos e uma revisão de literatura que abrange publicações dos últimos cinco anos, de 2018 a 2022. A pesquisa realizada é qualitativa e consiste em uma revisão bibliográfica que envolveu a consulta, coleta e análise de diversas fontes, incluindo artigos acadêmicos em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, leis e publicações relevantes sobre o tema. Diante da pesquisa realizada, o estudo revelou um crescente reconhecimento do ambiente hospitalar como um espaço pedagógico. Identificou-se também que a atuação do pedagogo nesse ambiente, juntamente com a implementação de atividades intencionais, possibilita a continuidade da escolarização e contribui para a melhora do estado de saúde, ao proporcionar uma quebra na rotina hospitalar por meio de atividades lúdicas que favorecem a recuperação física e educacional dos pacientes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGM23112023.pdf | 694,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons