Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira Filho, Pedro-
dc.date.accessioned2023-12-05T17:28:12Z-
dc.date.available2023-12-05T17:28:12Z-
dc.date.issued2023-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29175-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the inclusion of people with disabilities in the school context, especially students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In methodological terms, we can say that, in this research, a theoretical-conceptual articulation is made with regard to the inclusion of students with ASD in the school context. Therefore, we characterize this investigative path as theoretical research. Therefore, this article includes a view of ASD from the perspective of Psychology, from the perspectives of DSM-5, Phenomenology and Psychoanalysis. Furthermore, we seek to contemplate a conceptual comparison relating the processes of exclusion, segregation and integration, to better understand inclusion. The results led us to confirm that it is possible to promote the inclusion of students with ASD in the school context. To achieve this, we need to plan a broad agenda of actions aimed at enabling an inclusive daily life and its consequent visibility, thus making it possible to exercise our ability to understand and recognize others and, thus, have the privilege of living and sharing with people different from us.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T17:27:48Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T17:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T17:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5) Previous issue date: 2023-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleA inclusão do aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir a inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar, de modo especial os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em termos metodológicos, podemos dizer que, nesta pesquisa, é feita uma articulação teórico-conceitual no que diz respeito à inclusão de alunos com TEA no contexto escolar. Portanto, caracterizamos este caminho investigativo como uma pesquisa teórica. Sendo assim, este artigo inclui uma visão sobre o TEA a partir do prisma da Psicologia, sob as óticas do DSM5, da Fenomenologia e da Psicanálise. Ainda, procuramos contemplar uma comparação conceitual relacionando os processos de exclusão, segregação e integração, para melhor entendermos a inclusão. Os resultados nos levaram a constatar que é possível promover a inclusão de alunos com TEA no contexto escolar. Para isso, precisamos planejar uma ampla agenda de ações voltadas à viabilização de um cotidiano inclusivo e sua consequente visibilidade, possibilitando assim exercer nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroFerreiraFilho_TCC.pdfTCC432,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PedroFerreiraFilho_TERMO.pdfTERMO30,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons