Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira Filho, Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T17:28:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T17:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29175 | - |
dc.description.abstract | This article aims to discuss the inclusion of people with disabilities in the school context, especially students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In methodological terms, we can say that, in this research, a theoretical-conceptual articulation is made with regard to the inclusion of students with ASD in the school context. Therefore, we characterize this investigative path as theoretical research. Therefore, this article includes a view of ASD from the perspective of Psychology, from the perspectives of DSM-5, Phenomenology and Psychoanalysis. Furthermore, we seek to contemplate a conceptual comparison relating the processes of exclusion, segregation and integration, to better understand inclusion. The results led us to confirm that it is possible to promote the inclusion of students with ASD in the school context. To achieve this, we need to plan a broad agenda of actions aimed at enabling an inclusive daily life and its consequent visibility, thus making it possible to exercise our ability to understand and recognize others and, thus, have the privilege of living and sharing with people different from us. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T17:27:48Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T17:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-05T17:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroFerreiraFilho_TCC.pdf: 442716 bytes, checksum: 98fc0587defae5e7f053eb76e153f955 (MD5) PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf: 30751 bytes, checksum: fc2a3b7076fd61e100172f6c7119c893 (MD5) Previous issue date: 2023-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.title | A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo discutir a inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar, de modo especial os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em termos metodológicos, podemos dizer que, nesta pesquisa, é feita uma articulação teórico-conceitual no que diz respeito à inclusão de alunos com TEA no contexto escolar. Portanto, caracterizamos este caminho investigativo como uma pesquisa teórica. Sendo assim, este artigo inclui uma visão sobre o TEA a partir do prisma da Psicologia, sob as óticas do DSM5, da Fenomenologia e da Psicanálise. Ainda, procuramos contemplar uma comparação conceitual relacionando os processos de exclusão, segregação e integração, para melhor entendermos a inclusão. Os resultados nos levaram a constatar que é possível promover a inclusão de alunos com TEA no contexto escolar. Para isso, precisamos planejar uma ampla agenda de ações voltadas à viabilização de um cotidiano inclusivo e sua consequente visibilidade, possibilitando assim exercer nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedroFerreiraFilho_TCC.pdf | TCC | 432,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PedroFerreiraFilho_TERMO.pdf | TERMO | 30,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons