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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bezerra, Felipe da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T13:39:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-24 | - |
dc.date.available | 2023-12-06T13:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29185 | - |
dc.description.abstract | The right to education is one of the fundamental pillars of human rights and constitutes a significant mechanism for personal, economic, and social development. This study aimed to explore the concept of the right to education and investigate the contributions of Confintea conferences to the discussion of Adult and Youth Education (AYE) as a right. The theoretical framework for this research involved dialogues with Filho (1982) and Cury (2002) on the concept of rights; Alcântara and Carlos (2015), Paiva (2003), and Guedes (2021) on AYE. For the analysis, we followed Silva's (2009) guidelines for qualitative document-based research. In terms of data collection, we examined and analyzed the general reports from the IV, V, and VI Confintea conferences, focusing on the conceptions of rights presented in the documents. The analysis suggests that the right to education presented in the conference reports has evolved in its concept, moving from education as a human right and a means to work towards the understanding of rights as an exercise. This exercise is seen as an expression of social, political, and economic empowerment. Therefore, Confintea conferences represent a relevant and necessary space for discussion and the improvement of practices within the field of AYE. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-06T13:39:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSB24112023.pdf: 509224 bytes, checksum: 97fb6438ebdbd7e808475bd770caed7b (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Confinteas | pt_BR |
dc.title | Contribuições das conferências internacionais de educação de adultos para a compreensão do direito à educação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alcantara, Marcos Angelus Miranda de | - |
dc.description.resumo | O direito à educação é uma das bases fundamentais dos direitos humanos e constitui um importante mecanismo para o desenvolvimento pessoal, econômico e social. Buscando explorar o conceito de direito à educação, este trabalho teve como objetivo de pesquisa analisar as contribuições das Confinteas para o debate da EJA como direito. Dialogamos teoricamente com Filho (1982) e Cury (2002) sobre direito; com Alcântara e Carlos (2015), Paiva (2003) e Guedes (2021) sobre EJA. Em função da análise do objeto, recorremos às orientações de Silva (2009) no que concerne à abordagem de pesquisa qualitativa documental. Quanto à coleta de dados, utilizamos os relatórios gerais das IV, V e VI Confinteas examinando e analisando as concepções de direito presentes nos documentos. A análise sugere que o direito à educação presente nos relatórios das Conferências percorreu um caminho de evolução de conceito, partindo da educação como direito humano e ao trabalho para a concepção de direito como exercício, este sendo uma expressão do empoderamento social, político e econômico. Portanto, as Confinteas representam um relevante e necessário espaço de discussão e aperfeiçoamento de práticas no âmbito da EJA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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