Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Suyanne Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T14:21:58Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27 | - |
dc.date.available | 2023-12-06T14:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29189 | - |
dc.description.abstract | The study on "The ludic in Education: Practices in the Early Years of Elementary School" offers researchers and education professionals an insight into the importance of playfulness and its influence on children's development. The ludic not only promotes advancements in children's development, but also facilitates learning alongside the joy and pleasure of acquiring knowledge. Therefore, it is essential to investigate whether the ludic is present in pedagogical practices in the Early Years of Elementary School and how teachers implement these playfulness practices at this educational stage. Moreover, it is necessary to identify the influence that the ludic has on student formation. In this regard, theoretical authors such as Vygotsky (1998), Kishimoto (1996), Almeida (2013), and Rau (2012) are crucial for the understanding of this process, delving into the meaning of playfulness, the ludic throughout history, the actions involved in playfulness, and its impact on children development. With this research being utilized through the survey of specialized literature and a questionnaire applied with the teachers, it is possible to gain an understanding of the reality of pedagogical practices and the use of playfulness in the classroom. Furthermore, it is possible to identify that even though the ludic makes itself present in the classroom, it delivers a few challenges to the teachers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-06T14:21:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SAF27112023.pdf: 1559313 bytes, checksum: fcf576a6cb8dd21cb86a7b5c1c7c4893 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-06T14:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SAF27112023.pdf: 1559313 bytes, checksum: fcf576a6cb8dd21cb86a7b5c1c7c4893 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: práticas nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
dc.description.resumo | O estudo sobre “O lúdico na educação: práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental” possibilita a estudiosos e profissionais da educação um olhar acerca da importância da ludicidade e sua influência no processo de desenvolvimento de crianças, o lúdico além de propiciar avanços no desenvolvimento proporciona aprendizados juntamente com o prazer e a alegria em aprender. Dessa forma, cabe investigar se o lúdico está presente nas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como professores realizam essas práticas nessa etapa de ensino. Além disso, é preciso identificar a influência que o lúdico tem na formação do aluno, para isso, como marco teórico autores como Vygotsky (1998), Kishimoto (1996), Almeida (2013) e Rau (2012), são essenciais para compreender esse processo perpassando pelo significado de ludicidade, o lúdico no decorrer da história, as ações que a ludicidade envolve e o que desencadeia no desenvolvimento infantil. Com a pesquisa realizada através do levantamento da literatura especializada e do questionário aplicado com as professoras é possível dimensionar a realidade das práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade em sala de aula. É possível identificar também que apesar do lúdico se fazer presente na sala de aula, o mesmo pode vir com alguns desafios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAF27112023.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons