Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cavalcante, Larissa Augusta de Melo Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T14:35:48Z | - |
dc.date.available | 2023-11 | - |
dc.date.available | 2023-12-07T14:35:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29197 | - |
dc.description.abstract | Currently, the Brazilian prison system has an excessive number of incarcerated individuals, which makes it difficult to fulfill the rights of those deprived of liberty, including the right to education. The overall objective of this work is to analyze the implementation of education and its importance in guaranteeing human rights in the Brazilian prison system. The study aims to conduct a literature review on the topic, as well as an analysis of the main legislations. The results indicate that the low educational level of prisoners and the lack of value given to education, as well as the lack of recognition of education as a right in the Brazilian prison system. Therefore, we conclude that only through public policies and state investment in education can we truly obtain it as a transformative instrument and highlight it as a right for every individual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-07T14:35:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAMMC27112023.pdf: 1175076 bytes, checksum: 12ac7fbc5560f6a9fd1ee47027dd18f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-07T14:35:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAMMC27112023.pdf: 1175076 bytes, checksum: 12ac7fbc5560f6a9fd1ee47027dd18f6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.title | O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: práticas nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tannuss, Rebecka Wanderley | - |
dc.description.resumo | Atualmente, o sistema prisional brasileiro dispõe de excedente número de pessoas presas, o que faz com que os direitos das pessoas privadas de liberdade sejam dificilmente cumpridos, sendo entre esses direitos, o da educação. O objetivo geral deste trabalho é analisar a efetivação da educação e sua importância na garantia dos direitos humanos no sistema prisional brasileiro. O estudo visa realizar uma revisão da literatura acerca do tema, bem como, uma análise das principais legislações. Os resultados apontam que a baixa escolaridade dos presos e a não valorização da educação, bem como o não reconhecimento da educação como direito no sistema prisional brasileiro. Concluímos então que somente com políticas públicas e investimento do Estado na educação, poderíamos de fato obtê-la como instrumento transformador e evidenciá-la como direito de todo ser. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAMMC27112023.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons