Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Larissa Augusta de Melo Mesquita-
dc.date.accessioned2023-12-07T14:35:48Z-
dc.date.available2023-11-
dc.date.available2023-12-07T14:35:48Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29197-
dc.description.abstractCurrently, the Brazilian prison system has an excessive number of incarcerated individuals, which makes it difficult to fulfill the rights of those deprived of liberty, including the right to education. The overall objective of this work is to analyze the implementation of education and its importance in guaranteeing human rights in the Brazilian prison system. The study aims to conduct a literature review on the topic, as well as an analysis of the main legislations. The results indicate that the low educational level of prisoners and the lack of value given to education, as well as the lack of recognition of education as a right in the Brazilian prison system. Therefore, we conclude that only through public policies and state investment in education can we truly obtain it as a transformative instrument and highlight it as a right for every individual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-07T14:35:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAMMC27112023.pdf: 1175076 bytes, checksum: 12ac7fbc5560f6a9fd1ee47027dd18f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-07T14:35:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAMMC27112023.pdf: 1175076 bytes, checksum: 12ac7fbc5560f6a9fd1ee47027dd18f6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino-aprendizagem: práticas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Tannuss, Rebecka Wanderley-
dc.description.resumoAtualmente, o sistema prisional brasileiro dispõe de excedente número de pessoas presas, o que faz com que os direitos das pessoas privadas de liberdade sejam dificilmente cumpridos, sendo entre esses direitos, o da educação. O objetivo geral deste trabalho é analisar a efetivação da educação e sua importância na garantia dos direitos humanos no sistema prisional brasileiro. O estudo visa realizar uma revisão da literatura acerca do tema, bem como, uma análise das principais legislações. Os resultados apontam que a baixa escolaridade dos presos e a não valorização da educação, bem como o não reconhecimento da educação como direito no sistema prisional brasileiro. Concluímos então que somente com políticas públicas e investimento do Estado na educação, poderíamos de fato obtê-la como instrumento transformador e evidenciá-la como direito de todo ser.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAMMC27112023.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons