Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lidiane Cavalcante da-
dc.date.accessioned2023-12-08T18:44:29Z-
dc.date.available2023-12-08T18:44:29Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29201-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze teaching approaches about Financial Education that provide an understanding of the relationship with quality of life for students in the final years of elementary school. The work was conducted at Senador Ruy Carneiro School, located in the cityofJacaraú-PB, with a 6th grade class and a 7th grade class, through an exploratory research, where there was a conversation with the teacher responsible for collecting information about the profile, and the level of knowledge of students on the subject; and analysis of teaching approachesthat meet the BNCC guidance. The application ofthe approachestook place through a lecture and a workshop. A questionnaire was also carried out, which reveals that, although the students have heard/studied about Financial Education, they do not have the basic knowledge about this subject. Therefore, it is concluded that the school needs to apply workshops that discuss the theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T18:44:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TCC.pdf: 780871 bytes, checksum: e53212f6d7ae8d93add1679468874dfa (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TERMO.pdf: 88276 bytes, checksum: 856b40fc696cd13f3029bedd0e22141c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T18:44:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TCC.pdf: 780871 bytes, checksum: e53212f6d7ae8d93add1679468874dfa (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TERMO.pdf: 88276 bytes, checksum: 856b40fc696cd13f3029bedd0e22141c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-08T18:44:29Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TCC.pdf: 780871 bytes, checksum: e53212f6d7ae8d93add1679468874dfa (MD5) Lidianecavalcantedasilva_TERMO.pdf: 88276 bytes, checksum: 856b40fc696cd13f3029bedd0e22141c (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectPropostaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleEducação financeira e estratégias de ensino para uma melhor qualidade de vida : um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia, Joseilme Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415930246361958pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4813897557546396pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo analisar propostas de ensino sobre Educação Financeira que proporcionem um entendimento sobre a relação com a qualidade de vida voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado na Escola Senador Ruy Carneiro, localizada na cidade de Jacaraú-PB, com uma turma do 6º ano e uma do 7º ano, através de uma pesquisa exploratória, onde teve conversa com o professor responsável para coleta de informações sobre o perfil, e o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema; e analises de propostas de ensino que atendam a orientação da BNCC. A aplicação das propostas aconteceu através de palestra e oficina. Foi realizado também um questionário, o qual revela que, apesar dos alunos terem ouvido/estudado sobre a Educação Financeira, eles não possuem os conhecimentos básicos sobre tal assunto. Portanto, conclui-se que a escola precisa aplicar oficinas que discutam sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lidianecavalcantedasilva_TCC.pdfTCC762,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Lidianecavalcantedasilva_TERMO.pdfTERMO86,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons