Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29202| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do lúdico como estratégia no processo de ensino-aprendizagem de fonética e fonologia da língua espanhola : promovendo a motivação, interação e o desenvolvimento dos alunos em sala de aula |
| Autor(es): | Badilla, Alejandra Georgina Del Carmen Soto |
| Resumo: | O ensino da língua espanhola enfrenta desafios que demandam novas formas de ensinar mais motivadoras para estimular o interesse dos alunos. O emprego de metodologias ativas de ensino, como o uso do lúdico, tem o potencial de fomentar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Ao contrário do que a grande maioria pensa, o uso do lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula não é apenas um momento de descontração, diversão e passatempo. Quando bem ajustado aos conteúdos escolar, o lúdico promove a construção do conhecimento de maneira dinâmica, promovendo o estímulo e interação dos estudantes, bem como a aquisição da língua espanhola de forma inconsciente. Assim, o presente estudo visou identificar como o uso de atividades lúdicas, associado com aulas expositivas dialogadas, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do espanhol pelos estudantes. Além disso, de forma específica, objetivamos (i) identificar a eficiência da abordagem lúdica como recurso educacional de apoio em sala de aula; (ii) discutir a importância que os jogos didáticos têm no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes dos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do Espanhol; e (iii) avaliar como os jogos didáticos podem contribuir para a melhoria do aprendizado dos estudantes relacionado aos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do Espanhol. O público-alvo foram estudantes do 5º período do curso de Letras - Espanhol (Licenciatura), na modalidade presencial, matriculados na disciplina Fonética e Fonologia da Língua Espanhola. A pesquisa consistiu em três etapas: (i) a aplicação do questionário diagnóstico de percepção dos alunos em relação ao método de ensino utilizado na disciplina; (ii) a aplicação do jogo didático “Aventura Fonética” visando o reforço do conteúdo de fonética e fonologia e estimulação da participação ativa dos estudantes e (iii) a aplicação do questionário pós-avaliativo de percepção dos alunos sobre o jogo “Aventura Fonética” e avaliação da opinião dos alunos sobre a aprendizagem com o uso do jogo como recurso didático. Para a amostra de estudo, entrevistamos 12 dos 13 estudantes matriculados na disciplina para o questionário diagnostico; 11 dos 13 estudantes matriculados participaram da aplicação do jogo e entrevistamos 10 dos 13 estudantes matriculados para o questionário pós-avaliativo. Os resultados indicaram um forte interesse dos estudantes na disciplina e uma percepção positiva da metodologia expositiva. Além disso, 90% dos alunos avaliaram positivamente o jogo "Aventura Fonética", relatando que contribuiu significativamente para o aprendizado. Em resumo, os resultados sugerem que a integração de abordagens pedagógicas expositivas, aliadas a elementos lúdicos, pode ser benéfica para envolver os alunos, tornar o aprendizado mais eficaz e promover um ambiente de aprendizado mais agradável e envolvente. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Espanhol Fonética e fonologia Jogo didático Ludicidade |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29202 |
| Data do documento: | 16-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlejandraGeorginaDelCarmenSotoBadilla_TCC.pdf | TCC | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AlejandraGeorginaDelCarmenSotoBadilla_TERMO.pdf | TERMO | 227,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
