Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29202
Tipo: TCC
Título: A importância do lúdico como estratégia no processo de ensino-aprendizagem de fonética e fonologia da língua espanhola : promovendo a motivação, interação e o desenvolvimento dos alunos em sala de aula
Autor(es): Badilla, Alejandra Georgina Del Carmen Soto
Resumo: O ensino da língua espanhola enfrenta desafios que demandam novas formas de ensinar mais motivadoras para estimular o interesse dos alunos. O emprego de metodologias ativas de ensino, como o uso do lúdico, tem o potencial de fomentar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Ao contrário do que a grande maioria pensa, o uso do lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula não é apenas um momento de descontração, diversão e passatempo. Quando bem ajustado aos conteúdos escolar, o lúdico promove a construção do conhecimento de maneira dinâmica, promovendo o estímulo e interação dos estudantes, bem como a aquisição da língua espanhola de forma inconsciente. Assim, o presente estudo visou identificar como o uso de atividades lúdicas, associado com aulas expositivas dialogadas, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do espanhol pelos estudantes. Além disso, de forma específica, objetivamos (i) identificar a eficiência da abordagem lúdica como recurso educacional de apoio em sala de aula; (ii) discutir a importância que os jogos didáticos têm no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes dos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do Espanhol; e (iii) avaliar como os jogos didáticos podem contribuir para a melhoria do aprendizado dos estudantes relacionado aos conteúdos da disciplina de Fonética e Fonologia do Espanhol. O público-alvo foram estudantes do 5º período do curso de Letras - Espanhol (Licenciatura), na modalidade presencial, matriculados na disciplina Fonética e Fonologia da Língua Espanhola. A pesquisa consistiu em três etapas: (i) a aplicação do questionário diagnóstico de percepção dos alunos em relação ao método de ensino utilizado na disciplina; (ii) a aplicação do jogo didático “Aventura Fonética” visando o reforço do conteúdo de fonética e fonologia e estimulação da participação ativa dos estudantes e (iii) a aplicação do questionário pós-avaliativo de percepção dos alunos sobre o jogo “Aventura Fonética” e avaliação da opinião dos alunos sobre a aprendizagem com o uso do jogo como recurso didático. Para a amostra de estudo, entrevistamos 12 dos 13 estudantes matriculados na disciplina para o questionário diagnostico; 11 dos 13 estudantes matriculados participaram da aplicação do jogo e entrevistamos 10 dos 13 estudantes matriculados para o questionário pós-avaliativo. Os resultados indicaram um forte interesse dos estudantes na disciplina e uma percepção positiva da metodologia expositiva. Além disso, 90% dos alunos avaliaram positivamente o jogo "Aventura Fonética", relatando que contribuiu significativamente para o aprendizado. Em resumo, os resultados sugerem que a integração de abordagens pedagógicas expositivas, aliadas a elementos lúdicos, pode ser benéfica para envolver os alunos, tornar o aprendizado mais eficaz e promover um ambiente de aprendizado mais agradável e envolvente.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Espanhol
Fonética e fonologia
Jogo didático
Ludicidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29202
Data do documento: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlejandraGeorginaDelCarmenSotoBadilla_TCC.pdfTCC4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AlejandraGeorginaDelCarmenSotoBadilla_TERMO.pdfTERMO227,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons