Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29206
Tipo: | TCC |
Título: | Um olhar crítico sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola na educação básica – ensino médio |
Autor(es): | Santos, José Augusto Miranda |
Resumo: | Um olhar crítico sobre o ensino-aprendizagem da Língua Espanhola na Educação Básica - Ensino Médio analisa criticamente a percepção de docentes e discentes acerca do ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio em uma escola pública da Educação Básica na Paraíba. A Língua Espanhola é amplamente falada em todo o mundo, sendo o segundo idioma mais falado em termos de número de falantes nativos. Por isso, é essencial que os estudantes tenham a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades na Língua Espanhola durante sua Educação Básica. A fundamentação teórica deste estudo traz autores, como Bogdan e Bliken (1994), Celada e González (2005), Freire (2011), Gil (1991), González (1999), Imbernón, Herrera e José (2013), Kulikowski e González (1999; 2000), Marconi e Lakatos (1999; 2017), Moita Lopes (1996), Rodrigues (2006), Zabalza (2004) e documentos oficiais, como o da Constituição Federal (1988), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2021) e Ensino Médio (2000), e a Base Nacional Comum Curricular (2017). São referenciais que embasam ainda mais as discussões em torno da dimensão da Língua Espanhola e o seu processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivoanalítico. Os resultados obtidos mostraram que no espaço escolar em questão, apesar do profissional dispor de poucos suportes para ministrar suas aulas, e a disciplina contar com uma menor duração, o ensino consegue se efetivar através de estratégias lúdicas, já que consegue despertar a curiosidade nos alunos, os quais, mesmo tendo contato pela primeira vez com essa língua, reconhecem a sua importância, como conhecimento a ser apreendido e para a vida profissional. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Educação básica Ensino do espanhol Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29206 |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséAugustoMirandaSantos_TCC.pdf | TCC | 526,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoséAugustoMirandaSantos_TERMO.pdf | TERMO | 242,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons