Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29206
Tipo: TCC
Título: Um olhar crítico sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola na educação básica – ensino médio
Autor(es): Santos, José Augusto Miranda
Resumo: Um olhar crítico sobre o ensino-aprendizagem da Língua Espanhola na Educação Básica - Ensino Médio analisa criticamente a percepção de docentes e discentes acerca do ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio em uma escola pública da Educação Básica na Paraíba. A Língua Espanhola é amplamente falada em todo o mundo, sendo o segundo idioma mais falado em termos de número de falantes nativos. Por isso, é essencial que os estudantes tenham a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades na Língua Espanhola durante sua Educação Básica. A fundamentação teórica deste estudo traz autores, como Bogdan e Bliken (1994), Celada e González (2005), Freire (2011), Gil (1991), González (1999), Imbernón, Herrera e José (2013), Kulikowski e González (1999; 2000), Marconi e Lakatos (1999; 2017), Moita Lopes (1996), Rodrigues (2006), Zabalza (2004) e documentos oficiais, como o da Constituição Federal (1988), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2021) e Ensino Médio (2000), e a Base Nacional Comum Curricular (2017). São referenciais que embasam ainda mais as discussões em torno da dimensão da Língua Espanhola e o seu processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivoanalítico. Os resultados obtidos mostraram que no espaço escolar em questão, apesar do profissional dispor de poucos suportes para ministrar suas aulas, e a disciplina contar com uma menor duração, o ensino consegue se efetivar através de estratégias lúdicas, já que consegue despertar a curiosidade nos alunos, os quais, mesmo tendo contato pela primeira vez com essa língua, reconhecem a sua importância, como conhecimento a ser apreendido e para a vida profissional.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Educação básica
Ensino do espanhol
Ensino médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29206
Data do documento: 17-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséAugustoMirandaSantos_TCC.pdfTCC526,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséAugustoMirandaSantos_TERMO.pdfTERMO242,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons