Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Kaline Câmara de-
dc.date.accessioned2017-11-21T12:00:49Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-21T12:00:49Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T12:00:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KCA11122015.pdf: 730716 bytes, checksum: 2614bec3acfa421fa47919864e12fe0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T12:00:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KCA11122015.pdf: 730716 bytes, checksum: 2614bec3acfa421fa47919864e12fe0c (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPEC-Gpt_BR
dc.subjectEnsino de Português como L2pt_BR
dc.subjectCultura Brasileirapt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de cultura brasileira para estudantes PEC-Gpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Poll, Margarete Von Mühlen-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao Curso de Cultura Brasileira para Estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As aulas aqui propostas foram desenvolvidas para uma das disciplinas ministradas no Curso Intensivo de Língua Portuguesa do PEC-G da UFPB, que recebe alunos francófonos e é ministrado pelo Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), com duração de 120horas/aula. O proposto neste trabalho visa à apresentação de temas relativos à cultura brasileira que possibilitem o entendimento de questões culturais do Brasil e, além disso, facilitem a convivência do aluno estrangeiro na sociedade em que está inserido. Esta proposta foi desenvolvida a partir da experiência com o ensino de língua portuguesa como língua estrangeira e de discussões teóricas sobre ensino de PLE e de Cultura Brasileira para o grupo PEC-G. A sequência didática propõe o trabalho de assuntos como o folclore popular brasileiro, costumes e hábitos dos brasileiros. As aulas são ministradas a partir da proposição de teorias de imersão para o ensino de L2, que utilizam conceitos histórico-sociais e culturais da sociedade brasileira no ensino de língua portuguesa. Os conhecimentos adquiridos na disciplina de Cultura Brasileira sobre o que versa este trabalho são exigidos também no exame CELPE-Bras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCA11122015.pdf713,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons