Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Kaline Câmara de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-21T12:00:49Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-11 | - |
| dc.date.available | 2017-11-21T12:00:49Z | - |
| dc.date.issued | 2015-11-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T12:00:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KCA11122015.pdf: 730716 bytes, checksum: 2614bec3acfa421fa47919864e12fe0c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-21T12:00:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KCA11122015.pdf: 730716 bytes, checksum: 2614bec3acfa421fa47919864e12fe0c (MD5) Previous issue date: 2015-11-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | PEC-G | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Português como L2 | pt_BR |
| dc.subject | Cultura Brasileira | pt_BR |
| dc.title | Uma proposta de ensino de cultura brasileira para estudantes PEC-G | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Poll, Margarete Von Mühlen | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao Curso de Cultura Brasileira para Estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As aulas aqui propostas foram desenvolvidas para uma das disciplinas ministradas no Curso Intensivo de Língua Portuguesa do PEC-G da UFPB, que recebe alunos francófonos e é ministrado pelo Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), com duração de 120horas/aula. O proposto neste trabalho visa à apresentação de temas relativos à cultura brasileira que possibilitem o entendimento de questões culturais do Brasil e, além disso, facilitem a convivência do aluno estrangeiro na sociedade em que está inserido. Esta proposta foi desenvolvida a partir da experiência com o ensino de língua portuguesa como língua estrangeira e de discussões teóricas sobre ensino de PLE e de Cultura Brasileira para o grupo PEC-G. A sequência didática propõe o trabalho de assuntos como o folclore popular brasileiro, costumes e hábitos dos brasileiros. As aulas são ministradas a partir da proposição de teorias de imersão para o ensino de L2, que utilizam conceitos histórico-sociais e culturais da sociedade brasileira no ensino de língua portuguesa. Os conhecimentos adquiridos na disciplina de Cultura Brasileira sobre o que versa este trabalho são exigidos também no exame CELPE-Bras. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KCA11122015.pdf | 713,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
