Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920
Tipo: TCC
Título: Uma proposta de ensino de cultura brasileira para estudantes PEC-G
Autor(es): Araújo, Kaline Câmara de
Primeiro Orientador: Poll, Margarete Von Mühlen
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao Curso de Cultura Brasileira para Estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As aulas aqui propostas foram desenvolvidas para uma das disciplinas ministradas no Curso Intensivo de Língua Portuguesa do PEC-G da UFPB, que recebe alunos francófonos e é ministrado pelo Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), com duração de 120horas/aula. O proposto neste trabalho visa à apresentação de temas relativos à cultura brasileira que possibilitem o entendimento de questões culturais do Brasil e, além disso, facilitem a convivência do aluno estrangeiro na sociedade em que está inserido. Esta proposta foi desenvolvida a partir da experiência com o ensino de língua portuguesa como língua estrangeira e de discussões teóricas sobre ensino de PLE e de Cultura Brasileira para o grupo PEC-G. A sequência didática propõe o trabalho de assuntos como o folclore popular brasileiro, costumes e hábitos dos brasileiros. As aulas são ministradas a partir da proposição de teorias de imersão para o ensino de L2, que utilizam conceitos histórico-sociais e culturais da sociedade brasileira no ensino de língua portuguesa. Os conhecimentos adquiridos na disciplina de Cultura Brasileira sobre o que versa este trabalho são exigidos também no exame CELPE-Bras.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: PEC-G
Ensino de Português como L2
Cultura Brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2920
Data do documento: 11-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCA11122015.pdf713,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons