Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cavalcante, Camila Ellen Maria Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T16:59:46Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27 | - |
dc.date.available | 2023-12-11T16:59:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29214 | - |
dc.description.abstract | This Course Conclusion work aims to reflect and analyze the importance of ludic in early childhood education. The methodology used is grounded in a qualitative approach, anchored in bibliographic research and based on readings and studies basically by authors such as: Vygotsky (1994), Piaget (1970) and Cunha and Silveira (2014), considering that these present the relevance of the processes and possible pedagogical strategies that contribute to development, training and childhood learning. As a teaching method, playfulness enables dynamism and interaction in the teacher and student relationship and in the teaching and learning process. The sociability carried out in the classroom space, through the use of toys, games and games provides imagination and creative ability and creator of children. Therefore, I consider that bibliographical readings supported and confirmed my hypothesis of the importance that playfulness has for teaching and learning children in Early Childhood Education classes, facilitating teaching for the initial years of Elementary School. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-11T16:59:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CEMMC27112023.pdf: 416106 bytes, checksum: 6946398dcb0a35b7a43cc591800faef1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-11T16:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CEMMC27112023.pdf: 416106 bytes, checksum: 6946398dcb0a35b7a43cc591800faef1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso visa refletir e analisar a importância do Lúdico na Educação Infantil. A metodologia utilizada se fundamenta na abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e fundamentada nas leituras e nos estudos basicamente dos autores como: Vygotsky (1994), Piaget (1970) e Cunha e Silveira (2014), considerando que estes apresentam a relevância dos processos e das possíveis estratégias pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento, a formação e a aprendizagem infantil. Enquanto método de ensino, a ludicidade possibilita a dinamicidade e interação na relação professor e aluno e no processo de ensino e aprendizagem. A sociabilidade realizada no espaço de sala de aula, através do uso de brinquedos, das brincadeiras e dos jogos proporcionam a imaginação e capacidade criativa e criadora da criança. Portanto, considero que as leituras bibliográficas fundamentaram e confirmaram a minha hipótese da importância que a ludicidade tem para o ensino e a aprendizagem das crianças que estão em turmas da Educação Infantil, facilitando o percurso de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMMC27112023.pdf | 406,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons