Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Camila Ellen Maria Martins-
dc.date.accessioned2023-12-11T16:59:46Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-11T16:59:46Z-
dc.date.issued2023-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29214-
dc.description.abstractThis Course Conclusion work aims to reflect and analyze the importance of ludic in early childhood education. The methodology used is grounded in a qualitative approach, anchored in bibliographic research and based on readings and studies basically by authors such as: Vygotsky (1994), Piaget (1970) and Cunha and Silveira (2014), considering that these present the relevance of the processes and possible pedagogical strategies that contribute to development, training and childhood learning. As a teaching method, playfulness enables dynamism and interaction in the teacher and student relationship and in the teaching and learning process. The sociability carried out in the classroom space, through the use of toys, games and games provides imagination and creative ability and creator of children. Therefore, I consider that bibliographical readings supported and confirmed my hypothesis of the importance that playfulness has for teaching and learning children in Early Childhood Education classes, facilitating teaching for the initial years of Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-11T16:59:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CEMMC27112023.pdf: 416106 bytes, checksum: 6946398dcb0a35b7a43cc591800faef1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-11T16:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CEMMC27112023.pdf: 416106 bytes, checksum: 6946398dcb0a35b7a43cc591800faef1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância do lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Isabel Marinho da-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso visa refletir e analisar a importância do Lúdico na Educação Infantil. A metodologia utilizada se fundamenta na abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e fundamentada nas leituras e nos estudos basicamente dos autores como: Vygotsky (1994), Piaget (1970) e Cunha e Silveira (2014), considerando que estes apresentam a relevância dos processos e das possíveis estratégias pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento, a formação e a aprendizagem infantil. Enquanto método de ensino, a ludicidade possibilita a dinamicidade e interação na relação professor e aluno e no processo de ensino e aprendizagem. A sociabilidade realizada no espaço de sala de aula, através do uso de brinquedos, das brincadeiras e dos jogos proporcionam a imaginação e capacidade criativa e criadora da criança. Portanto, considero que as leituras bibliográficas fundamentaram e confirmaram a minha hipótese da importância que a ludicidade tem para o ensino e a aprendizagem das crianças que estão em turmas da Educação Infantil, facilitando o percurso de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMMC27112023.pdf406,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons