Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2921Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dantas, Josiene do Nascimento | - |
| dc.creator | Lino, Luiz Carlos do Oriente | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-21T12:10:51Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-20 | - |
| dc.date.available | 2017-11-21T12:10:51Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2921 | - |
| dc.description.abstract | In recent decades the teaching of art in Brazil is going through several changes enabling its growth, which is realized through the creation of projects that go beyond the curriculum and involve school and community. In this scenario, this work articulates the art education and the rural education to verify that this breakthrough in the rural education. Adopted to evaluate the teaching of art at the Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes and their interaction with the community of the field, with reference to the themes of education and the field of PCN-arte. This is a field study, descriptive in nature, which used the questionnaire and the interview to collect data from the subjects investigated at the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes and the Projeto Ligas da Cultura in the county of Mari – PB. Weaves its analysis and concluding remarks regarding the curriculum of the referred school and the artistic and cultural activities of the Projeto Ligas da Cultura pointing the elements that enabled open and respond reflexively questions that guided the research theme of this work. It follows that access to art in school and community context of interactive and integrated way with the community reality can ensure the artistic and cultural citizenship to the rural subject. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-21T12:10:51Z No. of bitstreams: 1 JND20102014.pdf: 1070829 bytes, checksum: 2d228d097fbc266369a5ef46bbe5d066 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-21T12:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JND20102014.pdf: 1070829 bytes, checksum: 2d228d097fbc266369a5ef46bbe5d066 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arte - educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Cultura | pt_BR |
| dc.title | Um enfoque arte-educativo na educação do campo: a arte no contexto da escola tiradentes e no projeto ligas da cultura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Maria Margareth de | - |
| dc.description.resumo | Nas últimas décadas o ensino da arte no Brasil vem passando por diversas mudanças possibilitando o seu crescimento, o que é percebido através da criação de projetos que extrapolam o currículo escolar e englobam escola e comunidade. Neste cenário, este trabalho articula a arte-educação e a educação do campo para verificar este referido avanço na educação do campo. Adotou como objetivo avaliar o ensino de arte na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes e sua interação com a comunidade do campo, tomando como referência os eixos temáticos da educação do campo e dos PCN-arte. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, onde usou o questionário e a entrevista para a coleta de dados junto aos sujeitos investigados na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes e o Projeto Ligas da Cultura no município de Mari – PB. Tece suas análises e considerações finais referentes ao currículo da referida escola e a ação artístico-cultural do Projeto Ligas da Cultura apontando os elementos que possibilitaram responder de forma aberta e reflexiva as questões que nortearam a temática de pesquisa deste trabalho. Dele decorre que o acesso a arte no âmbito escolar e comunitário de maneira interativa e integrada com a realidade comunitária, pode garantir a cidadania artístico-cultural dos sujeitos do campo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JND20102014.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
