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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Laysla Lavinia Santos-
dc.date.accessioned2023-12-12T12:42:44Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-12T12:42:44Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29224-
dc.description.abstractThis work consisted of an investigation into the views of Pedagogy students on non-school education and their relationship with this situational category during their initial training. The guiding questions that permeated the investigative processes were: What are the Education students' conceptions of non-school education? What formative experiences did the graduation provide in relation to non-school education? What educational needs do these students point to in relation to this category? The aim of the research was to analyze the conceptions and training needs of students on the Education degree at the Federal University of Paraíba in relation to non-school education. The theoretical elements were made up of conceptions of Education as a science, and elements about school education, which include studies by Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2011), Severo (2015), Severo and Zucchetti (2022), among others. The methodology was based on a qualitative and quantitative analysis of the data collected through a semi-structured questionnaire addressed to students. The results show that the understanding of Education and non-school education is superficial. They pointed out that the promotion of the subject in their graduation manifests itself in the same way, and showed that the students' educational needs range from the need to study the theory of Education, the need for studies on non-school education, and the need for studies on the fields in which this category operates. The results of this research are a rich source for reflecting on the graduation of educators, since they reveal the experiences and demands communicated by the students themselves.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-12T12:42:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLSA27112023.pdf: 4136403 bytes, checksum: 023719c3213ee3342fda804386370798 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de pedagogas/ospt_BR
dc.subjectEducação não escolarpt_BR
dc.titleConcepções e necessidades formativas das/os estudantes de Pedagogia da UFPB acerca da educação não escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Severo, José Leonardo Rolim de Lima-
dc.description.resumoEste trabalho consistiu em uma investigação da ótica das/os estudantes do curso de Pedagogia sobre a educação não escolar e a relação com essa categoria situacional durante a formação inicial. As questões norteadoras que permearam os processos investigativos foram: Quais as concepções das/os estudantes de Pedagogia acerca da educação não escolar? Que experiências formativas em relação à educação não escolar o curso proporcionou? Quais necessidades formativas essas/es estudantes apontam em relação à essa categoria? A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e necessidades formativas das/os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba em relação à educação não escolar. Os elementos teóricos foram compostos por concepções da Pedagogia como ciência, e elementos acerca da educação escolar, que abrangem os estudos de Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2011), Severo (2015), Severo e Zucchetti (2022) dentre outras/os. A metodologia ocorreu por meio da análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados mediante um questionário semiestruturado direcionado às/aos discentes. Os resultados revelam que a compreensão de Pedagogia e educação não escolar se fazem presente de modo superficial. Apontaram que a promoção da temática no curso se manifesta da mesma forma, e evidenciaram que as necessidades formativas das/os estudantes se desdobram entre a necessidade de estudos acerca da teoria da Pedagogia, a necessidade de formação no que concerne à educação não escolar em sua amplitude, e a necessidade de formação sobre os campos de atuação dessa categoria. Os resultados dessa pesquisa se traduzem como fonte rica para refletir sobre a formação de Pedagoga/os, uma vez que revelam as experiências e demandas comunicadas pelo próprio corpo discente do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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