Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29226
Tipo: TCC
Título: Gestão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo a partir da percepção dos estagiários de pedagogia
Autor(es): Maciel, Beatriz de Lira
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso pretende-se como objetivo geral analisar a percepção dos estagiários de pedagogia sobre a Gestão Escolar na EJA e como objetivos específicos: Verificar a ação da Gestão Escolar na EJA no acolhimento aos estagiários de pedagogia, averiguar a existência de Gestão Democrática na EJA, conhecer as práticas pedagógicas realizadas a partir da gestão escolar na EJA, averiguar a existência do acesso ao Projeto Político Pedagógico da escola, identificar através das vivências dos estagiários de pedagogia os recursos existentes nas escolas durante o turno da EJA e por fim refletir sobre a relevância da atuação do gestor escolar na Educação de Jovens e Adultos. Tendo como principal meio para a realização da coleta de dados a realização de entrevistas estruturadas, através de encontros online sob o mecanismo de áudio-gravação com os discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba que realizaram as atividades da disciplina de estágio obrigatório na Educação de Jovens e Adultos. As entrevistas tiveram como foco um questionário desenvolvido a partir dos objetivos específicos, sendo assim, esta pesquisa possui uma abordagem exploratória de caráter qualitativo, utilizando também artigos e livros que auxiliaram na construção e fundamentação deste trabalho. O questionário aplicado possui em sua construção 14 (quatorze) perguntas abertas na intenção de um aprofundamento nos resultados, foi possível aplicar este tipo de questionário pois o grupo de participantes tinha em sua composição o total de 7 (sete) discentes do curso de Pedagogia da UFPB. Os resultados obtidos possibilitaram analisar sobre como a Gestão Escolar na EJA é fundamental para que assim, possamos compreender como os gestores colaboram para que o âmbito escolar desenvolva um trabalho importante, bem como o acolhimento e organização são aspectos necessários para que os discentes do curso de Pedagogia consigam realizar as atividades planejadas durante o estágio obrigatório na área de aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos na disciplina de estágio obrigatório V – Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal da Paraíba. Os discentes demonstraram segurança e conforto durante as interações proporcionadas pela a entrevista, esclarecendo de forma aprofundada suas vivências e observações, principalmente nos aspectos voltados para a recepção e a forma como os gestores direcionavam suas atividades nas unidades escolares as quais foram realizados os estágios.
Abstract: In this course conclusion work, the general objective is to analyze the perception of pedagogy interns on School Management at EJA and as specific objectives: Verify the action of School Management at EJA in welcoming pedagogy interns, investigate the existence of Management Democratic at EJA, learn about the pedagogical practices carried out through school management at EJA, investigate the existence of access to the school's Pedagogical Political Project, identify, through the experiences of pedagogy interns, the resources existing in schools during the EJA shift and finally reflect on the relevance of the school manager’s role in Youth and Adult Education. The main means of carrying out data collection were structured interviews, through online meetings using the audio-recording mechanism with students from the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba who carried out the activities of the mandatory internship discipline at the Youth and Adult Education. The interviews focused on a questionnaire developed based on specific objectives, therefore, this research has an exploratory qualitative approach, also using articles and books that helped in the construction and foundation of this work. The questionnaire applied has 14 (fourteen) open questions in its construction with the intention of deepening the results, it was possible to apply this type of questionnaire as the group of participants had in its composition a total of 7 (seven) students from the Pedagogy of Education course. UFPB. The results obtained made it possible to analyze how School Management in EJA is fundamental so that we can understand how managers collaborate so that the school environment develops important work, as well as welcoming and organization are necessary aspects so that students of the Pedagogy course are able to carry out the activities planned during the mandatory internship in the area of deepening Youth and Adult Education in the mandatory internship discipline V – Youth and Adult Education at the University Federal of Paraíba. The students demonstrated security and comfort during the interactions provided by the interview, clarifying in depth their experiences and observations, mainly in aspects related to reception and the way in which managers directed their activities in the school units where the internships were carried out.
Palavras-chave: Gestão democrática
Educação de jovens e adultos
Gestores
Estágio acadêmico
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29226
Data do documento: 8-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLM27112023.pdf359,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons