Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Stephanny Angel de Souza Medeiros-
dc.date.accessioned2023-12-13T11:32:21Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-13T11:32:21Z-
dc.date.issued2023-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29234-
dc.description.abstractThe inclusion of Emotional Education in regular education helps students develop skills that are crucial for success not only at school, but also in everyday life. The general objective of this work is to analyze how the field of Emotional Education can constitute a tool for the inclusion of students with disabilities and outline the importance that school spaces and society have in promoting equality and diversity, considering that this effective inclusion goes beyond the mere physical presence of students in the classrooms. Emotional Education emerges in this context to play a vital role in offering support and promoting the full participation and emotional well-being of these students. Therefore, the methodological path chosen was bibliographical qualitative research, which sought, through concepts, authors and current legislation, to expose the reality of the inclusion of people with disabilities and how Emotional Education can be an important tool in this process of learning and empathy in inclusive education. These skills include the ability to handle stress, make ethical decisions, establish healthy relationships, and resolve conflicts constructively. Emotional Education not only improves students' well-being, but also contributes to a more positive and inclusive school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-13T11:32:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SASMD27112023.pdf: 916170 bytes, checksum: 1e8f48d5dfbdeab4d7ecfbae3a5b916e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T11:32:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SASMD27112023.pdf: 916170 bytes, checksum: 1e8f48d5dfbdeab4d7ecfbae3a5b916e (MD5) Previous issue date: 2023-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.titleEducação emocional como ferramenta para inclusão de estudantes com deficiência na escola regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoA inserção da Educação Emocional no ensino regular é um caminho eficaz para os alunos desenvolverem habilidades que são cruciais para o sucesso não apenas na escola, mas também na vida cotidiana. O objetivo geral deste trabalho é analisar como o campo da Educação Emocional pode se constituir em uma ferramenta para inclusão dos estudantes com deficiência e esboçar a importância que os espaços escolares e a sociedade têm em promover a igualdade e a diversidade, considerando que essa inclusão efetiva vai além da mera presença física dos estudantes nas salas de aula. A Educação Emocional surge nesse âmbito para desempenhar um papel vital ao oferecer suporte e promover a participação plena e o bem-estar emocional desses estudantes. Sendo assim, o percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que buscou, através dos conceitos, autores e da legislação vigente expor a realidade da inclusão de pessoas com deficiência e como a Educação Emocional pode ser uma ferramenta importante nesse processo de aprendizagem e empatia na educação inclusiva. Essas habilidades incluem a capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões éticas, estabelecer relacionamentos saudáveis e resolver conflitos de maneira construtiva. Os resultados desse estudo apontam que a Educação Emocional não apenas melhora o bem-estar dos alunos, mas também contribui para um ambiente escolar mais positivo e inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SASMD27112023.pdf894,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons