Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josileide Carvalho da-
dc.date.accessioned2023-12-13T13:07:36Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-13T13:07:36Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29239-
dc.description.abstractWe analyzed how the National Common Base-Formation, which came into effect in December 2019, impacts the Pedagogy course, with a focus on educational management. Through a dialectical approach, we traced the historical context of the last decade, which sets the conditions for the formulation of the National Common Base-Formation and Resolution CNE/02/2019. We conducted a qualitative research that problematized the elements of this curriculum policy within its specific context. Documentary analysis was employed, with the CNE's opinion and the resulting resolution as the primary sources of the research. We engaged in theoretical dialogue regarding education and educational management with Pereira and Minasi (2014), Porto (2016), Gomes (2011), Gadotti (2014), and Luck (2016). We conclude that, given the radicalization of neoliberalism through the rise of far-right ideologies, public schools and universities have become targets of a fascist control project. In this context, the National Common Base-Formation suppresses educational management in the training of pedagogues, reducing the course to a teacher training program devoid of critical debate. Therefore, we believe that the curricular discussion within the Pedagogy course needs to take place despite the National Common Base-Formation. On the one hand, it should formally adhere to what the resolution dictates, while on the other hand, it should ensure that educational management, as a fundamental area of pedagogue training, continues and deepens the discussion about education as a right and public schools as objects of social contention.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-13T13:07:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS27112023.pdf: 450583 bytes, checksum: ff53961ef253a93a1602181ccc8fb4ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T13:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS27112023.pdf: 450583 bytes, checksum: ff53961ef253a93a1602181ccc8fb4ea (MD5) Previous issue date: 2023-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum - formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia - cursopt_BR
dc.titleReconfiguração da gestão educacional no curso de Pedagogia: crítica à Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoAnalisamos como a Base Nacional Comum - Formação, que entrou em vigor no mês de dezembro de 2019, impacta no curso de Pedagogia, tendo como enfoque a gestão educacional. A partir de uma abordagem dialética, percorremos o contexto histórico da última década, que determina condições para formulação da BNC-Formação e a Resolução CNE/02/2019. Realizamos uma pesquisa qualitativa, que problematizou os elementos dessa política curricular, situada conjunturalmente. Recorremos à análise documental, sendo o Parecer do CNE e a Resolução dele resultante as fontes primárias da pesquisa. Dialogamos teoricamente sobre formação e gestão educacional com Pereira e Minasi (2014), Porto (2016), Gomes (2011), Gadotti (2014) e Luck (2016). Concluímos que, dada a radicalização do neoliberalismo, por meio da ascensão de uma extrema direita, escola pública e universidades se tornam alvo de um projeto nazifascista de controle. Nesse contexto, BNC - Formação suprime a gestão educacional da formação do pedagogo, reduzindo o curso a uma formação docente esvaziada de qualquer debate crítico. Portanto, entendemos que o debate curricular do curso de pedagogia necessita ser realizado apesar da BNC - Formação, de um lado, respeitando formalmente o que determina a resolução; de outro, garantindo que a gestão educacional, como área estruturante da formação do pedagogo, mantenha e aprofunde o debate sobre a educação como direito e a escola pública como objeto de disputa social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS27112023.pdf440,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons