Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Abreu, Jerlânia Rodrigues de França | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:19:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27 | - |
dc.date.available | 2023-12-13T13:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29240 | - |
dc.description.abstract | The objective of this TCC work was to contribute to demystifying the teaching of art in the early years, with a view to understanding its importance for the physical, intellectual and social development of children. It is important to recognize in the first years of school education that arts teaching provides moments of relaxation and family social affection, in addition to contributing to the development of a human being's character, based on their own culture. Thus, in this study, priority was given to understanding the theory/practice relationships in the performance of an Elementary School teacher at Escola Municipal Cônego Mathias Freire and identifying how her performance is related to the guidelines and bases of Education and the precepts of the BNCC. The research was guided through participant observation, with semi-structured interviews and document analysis, with an ethnographic characteristic, as per Amado (2021). In it we identify that teaching practice transcends formal theoretical/methodological characteristics, since the use of art in the classroom, in its varied dimensions, through concrete/practical artistic activities, provides a broad field for the construction of the main intellectual characteristics and cognitive aspects of students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-13T13:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA27112023.pdf: 381872 bytes, checksum: c0b0ee3828f0a11ff16f74ef8c960fc2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-13T13:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA27112023.pdf: 381872 bytes, checksum: c0b0ee3828f0a11ff16f74ef8c960fc2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Arte para crianças: o ensino de arte no primeiro ano fundamental de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Charliton José dos Santos | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho de TCC foi contribuir para desmitificar o ensino da arte nos primeiros anos iniciais, tendo em vista conceber sua importância para o desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças. É importante reconhecer nos primeiros anos da formação escolar que o ensino de artes proporciona momentos de descontração e afetividades social familiar, além de contribuir no desenvolvimento de caráter do ser humano, tendo como base sua própria cultura. Assim, neste estudo priorizou-se compreender as relações teoria/prática na atuação de uma professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cônego Mathias Freire e identificar como sua atuação está relacionada às diretrizes e bases da Educação e os preceitos da BNCC. A pesquisa foi orientada através da observação participante, com entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, com característica etnográfica, como preceitua Amado (2021). Nela identificamos que a prática docente transcende as características teórico/metodológicas formais, uma vez que o uso da arte em sala de aula, em suas variadas dimensões, através de atividades artísticas concretas/práticas, proporciona um amplo campo para a construção das principais características intelectual e cognitivo dos alunos e alunas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRFA27112023.pdf | 372,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons