Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Jerlânia Rodrigues de França-
dc.date.accessioned2023-12-13T13:19:43Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-13T13:19:43Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29240-
dc.description.abstractThe objective of this TCC work was to contribute to demystifying the teaching of art in the early years, with a view to understanding its importance for the physical, intellectual and social development of children. It is important to recognize in the first years of school education that arts teaching provides moments of relaxation and family social affection, in addition to contributing to the development of a human being's character, based on their own culture. Thus, in this study, priority was given to understanding the theory/practice relationships in the performance of an Elementary School teacher at Escola Municipal Cônego Mathias Freire and identifying how her performance is related to the guidelines and bases of Education and the precepts of the BNCC. The research was guided through participant observation, with semi-structured interviews and document analysis, with an ethnographic characteristic, as per Amado (2021). In it we identify that teaching practice transcends formal theoretical/methodological characteristics, since the use of art in the classroom, in its varied dimensions, through concrete/practical artistic activities, provides a broad field for the construction of the main intellectual characteristics and cognitive aspects of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-13T13:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA27112023.pdf: 381872 bytes, checksum: c0b0ee3828f0a11ff16f74ef8c960fc2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T13:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA27112023.pdf: 381872 bytes, checksum: c0b0ee3828f0a11ff16f74ef8c960fc2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleArte para crianças: o ensino de arte no primeiro ano fundamental de uma escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Charliton José dos Santos-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de TCC foi contribuir para desmitificar o ensino da arte nos primeiros anos iniciais, tendo em vista conceber sua importância para o desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças. É importante reconhecer nos primeiros anos da formação escolar que o ensino de artes proporciona momentos de descontração e afetividades social familiar, além de contribuir no desenvolvimento de caráter do ser humano, tendo como base sua própria cultura. Assim, neste estudo priorizou-se compreender as relações teoria/prática na atuação de uma professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cônego Mathias Freire e identificar como sua atuação está relacionada às diretrizes e bases da Educação e os preceitos da BNCC. A pesquisa foi orientada através da observação participante, com entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, com característica etnográfica, como preceitua Amado (2021). Nela identificamos que a prática docente transcende as características teórico/metodológicas formais, uma vez que o uso da arte em sala de aula, em suas variadas dimensões, através de atividades artísticas concretas/práticas, proporciona um amplo campo para a construção das principais características intelectual e cognitivo dos alunos e alunas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRFA27112023.pdf372,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons