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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29241Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dantas, Taísa Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2023-12-14T11:06:00Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-27 | - |
| dc.date.available | 2023-12-14T11:06:00Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29241 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to delve into the significance of literary literacy in the education and training of teachers in higher education, highlighting the intricacies of reading as a social practice. It commences from the premise that reading extends beyond mere literacy, playing a pivotal role in fostering a reading culture and cultivating the practice of literary reading. The concept of literary literacy is examined with an emphasis on the essential role of teachers as effective mediators in nurturing independent and motivated literary readers, based on the studies of Marga Soares (2009), Angela Kleiman (2008), Rildo Cosson (2021), among others. Consequently, it underscores the central role of educational institutions in promoting literary literacy, while advocating the need to surpass approaches that treat literature merely as a means to develop predetermined competencies. Employing content analysis, following Bardin's framework (1977), this study scrutinizes the National Curriculum Guidelines for the Bachelor's Degree Program in Education, Teaching (Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura) and a sample of pedagogical projects of public Universities in Paraíba, identifying prevailing trends and patterns in the approach to literary literacy. The findings lead to the conclusion that teacher training programs must integrate literary literacy as a pertinent competence and acknowledge the fundamental role of educators as mediators in the cultivation of literary readers. This context underscores the necessity for the enrichment and broadening of the curriculum of higher education programs in the field of education, preparing educators to facilitate lifelong literary literacy processes and recognizing literature as a fundamental human right. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-14T11:06:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TRD27112023.pdf: 836763 bytes, checksum: 4cb7ab057e0cf6ec01805d06dcc394ca (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-14T11:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TRD27112023.pdf: 836763 bytes, checksum: 4cb7ab057e0cf6ec01805d06dcc394ca (MD5) Previous issue date: 2023-11-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.title | No meio do caminho: uma análise sobre o ensino de leitura literária em currículos de cursos de pedagogia | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Kunz, Marinês Andrea | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo aprofundar os estudos sobre a importância do letramento literário na formação de professores pedagogos, destacando a complexidade da leitura como prática social. Neste sentido, parte da compreensão de que a leitura vai além da mera alfabetização, sendo crucial para a construção de uma cultura leitora e o desenvolvimento do hábito da leitura literária. O conceito de letramento literário é abordado, enfatizando a necessidade de os professores serem mediadores eficazes na formação de leitores literários autônomos e motivados, a partir dos estudos de Marga Soares (2009), Angela Kleiman (2008), Rildo Cosson (2021), entre outros. Sendo assim, destaca-se que a escola desempenha um papel central na promoção do letramento literário, ao tempo que se faz necessário superar as abordagens que utilizam a literatura apenas como um meio para o desenvolvimento de competências pré-estabelecidas. Tendo como abordagem a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), foram analisadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, e uma amostra de projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia de IES públicas da Paraíba, identificando tendências e padrões na abordagem do letramento literário. Concluímos, a partir das análises, que a formação de professores pedagogos precisa incorporar o letramento literário como uma competência relevante e reconhecer o papel fundamental do professor como mediador na formação de leitores literários. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de aprofundamento e ampliação do perfil dos egressos dos cursos de Pedagogia, de modo a prepará-los para mediar processos de letramento literário ao longo da vida, percebendo a literatura como um direito humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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