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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mariano, Larissa Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T12:41:13Z | - |
dc.date.available | 2023-11-28 | - |
dc.date.available | 2023-12-14T12:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29245 | - |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder has been widely discussed in recent times, across different areas of knowledge. Among them, the role of the family deserves to be highlighted in the development of social skills in children with ASD. Bearing in mind that learning social skills is one of the main deficits faced by individuals with this disorder, a transdisciplinary team that is aligned with the family is necessary. Because, it is within the family that children spend most of their daily lives. We chose to discuss this topic, with the aim of mapping the bibliographical production, about social skills, and family participation in the development process of children with ASD, carried out over the last 8 years, in the Revista Brasileira de Educação Especial. From this survey, we intend to discuss the benefits of acquiring social skills generated for these individuals, together with the involvement of an active family. To this end, the work was structured through a systematic review of the literature. From the research, data selection and analysis was carried out through four scientific articles, found from the combinations ‘’ASD and family’’ and ‘’social skills and ASD’’. The work highlights as results, the importance of seeking treatments early, so that the child with ASD adapts more easily to the new behaviors and skills taught, emphasizing the need for the family to corroborate these treatments, in order to generalize what was learned in different contexts. And, although there are exponential advances and discussions on this topic, there is still a precariousness regarding the availability of studies on the development of social skills in children with ASD in the long term. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-14T12:41:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCM28112023.pdf: 476453 bytes, checksum: c1e8b0bd99cd34a9ed312c00b7d90690 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | O papel da família no processo de desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Adenize Queiroz de | - |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos, através de diversas áreas de conhecimento. Dentre elas, merece destaque o papel da família, perante o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com TEA. Tendo em vista, que o aprendizado das habilidades sociais, é um dos principais déficits enfrentados pelos indivíduos com esse transtorno, se faz necessário, uma equipe transdisciplinar que esteja alinhada à família. Pois, é no âmbito familiar, que as crianças passam a maior parte do seu cotidiano. Escolhemos discutir essa temática, com o objetivo de mapear a produção bibliográfica, acerca das habilidades sociais, e a participação da família no processo de desenvolvimento das crianças com TEA, realizada nos últimos 8 anos, na Revista Brasileira de Educação Especial. A partir desse levantamento, pretende-se discutir, os benefícios da aquisição das habilidades sociais gerados para esses indivíduos, junto ao envolvimento de uma família ativa. Para tanto, o trabalho foi estruturado através de uma revisão sistemática da literatura. A partir da pesquisa, a seleção e análise de dados se realizou por meio de quatro artigos científicos, encontrados a partir das combinações ‘’TEA e família’’ e ‘’habilidades sociais e TEA’’. O trabalho destaca como resultados, a importância de buscar tratamentos de forma precoce, para que a criança com TEA se adeque mais facilmente aos novos comportamentos e habilidades ensinados, enfatizando a necessidade de a família corroborar com esses tratamentos, a fim de generalizar o que foi aprendido em diferentes contextos. E, embora ocorram avanços e discussões exponenciais sobre essa temática, ainda existe uma precariedade quanto a disponibilização de estudos sobre o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com TEA a longo prazo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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