Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Janaina Freire-
dc.date.accessioned2023-12-14T13:44:16Z-
dc.date.available2023-11-
dc.date.available2023-12-14T13:44:16Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29248-
dc.description.abstractLe cours est conçu comme un objet pédagogique du BNCC et, dans la plupart des cas, est enseigné à l'école, ce processus est d'une importance fondamentale. Il s'agit donc d'un caractère descriptif et qualitatif qui émerge, au sujet de la littérature littéraire et de son importance pour la formation du sujet, également de la littérature pour enfants et jeunes au Brésil. Ainsi, l'objectif général est d'analyser l'influence de la lecture de textes littéraires dans l'éducation de base sur le profil des conclusions du cours de pédagogie présentielle au CE de l'UFPB (Université fédérale de Paraíba). À cette fin, une enquête s'appuie sur des études telles que Cosson (2016), Rojo (2019), Colomer (2007) entre autres. De plus, nous avons posé à nos étudiants une question, disponible sur Google Forms, et celles-ci ont été analysées par mes soins dans une analyse descriptive. Les résultats étaient adaptés à une large compréhension, car il s’agit d’un médium et donc d’une formation du lecteur littéraire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-14T13:44:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFP28112023.pdf: 1280416 bytes, checksum: d06cd9940d4aab81ce4b3bf0e2b927cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-14T13:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFP28112023.pdf: 1280416 bytes, checksum: d06cd9940d4aab81ce4b3bf0e2b927cf (MD5) Previous issue date: 2023-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infanto juvenilpt_BR
dc.subjectMediador de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA experiência de leitura de textos literários na educação básica no perfil leitor de graduandos de pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marinês Andrea-
dc.description.resumoA formação leitora é prevista como um objetivo da educação pela BNCC e, na maioria dos casos, ela acontece na escola, instituição que tem fundamental importância nesse processo. Por isso, esta pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, debruça-se, sobre o tema da leitura literária e sua importância para a formação do sujeito, além da literatura infantojuvenil no Brasil. Assim, o objetivo geral consiste em analisar a influência da leitura de textos literários na Educação Básica no perfil leitor de concluintes do curso de Pedagogia Presencial do CE da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Para tal, a investigação se apoia em estudos como os de Cosson (2016), Rojo (2019), Colomer (2007) entre outros. Ademais, foi aplicado um questionário a estudantes concluintes, disponibilizado pelo Google Forms, cujos dados foram analisados por meio da análise descritiva. Os resultados apontam para um entendimento mais amplo sobre como se dá a mediação e, por consequência, a formação do leitor de literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFP28112023.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons