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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29249
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Simôa, Bruna dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T13:57:25Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29 | - |
dc.date.available | 2023-12-14T13:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29249 | - |
dc.description.abstract | Discussing possibilities and resources that allow the enlargement of knowledge as allies in the inclusion of people with any special educational need appears extremely relevant in order to surpass barreirs. The present work aims to discuss the contributions of Alternative Comunication for the academic inclusion of kids with the autism spectrum disorder. In order to do that, we made a bibliographic research, using the Brasilian Conference of Alternative Comunication proceedings as source. From this, nine papers alligned with the goal of the research were selected, in portuguese, considering the last two editions of the event, VII and VIII, that happened in 2017 and 2019, respectively. Discussions of researchers specialized in the area of the Alternative Comunication were added to this reserch, and to expand the topic to the school context and the skills development of the kids with the autism spectrum disorder, the perspectives and the importante conditions to significant learning during childhood were discussed, supported by the historical-cultural theory defended by the author Vygotsky. The results showed that the Alternative Comunication contributed widely for the evolution of the comunication of the kids with the autism spectrum disorder who showed shortcomings in functional speach and therefore, to the evolution of social interaction and participation in academic activities. Such factors reflect directly in these children cognitive development, once during the childhood development phase, interaction is an important factor to their process of aquisition of knowledge and skills. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-14T13:57:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSS2911223.pdf: 343832 bytes, checksum: 6f9b5313617a44c486611bc5af58a1b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-14T13:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSS2911223.pdf: 343832 bytes, checksum: 6f9b5313617a44c486611bc5af58a1b6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt_BR |
dc.title | Contribuições da comunicação alternativa para o processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Massaro, Munique | - |
dc.description.resumo | Discutir possibilidades e recursos que possibilitem a ampliação de conhecimentos como aliados na inclusão de pessoas com alguma necessidade educacional mostrase extremamente relevante para ultrapassarmos barreiras. O presente trabalho tem por objetivo principal discutir as contribuições da Comunicação Alternativa para a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte os anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. A partir deste, foram selecionados nove trabalhos científicos alinhados ao objeto de pesquisa, em português, considerando as duas últimas edições do evento, VII e VIII, que aconteceram nos anos de 2017 e 2019, respectivamente. Foram agregadas às pesquisas discussões de pesquisadores especialistas da área da Comunicação Alternativa e para ampliar a temática para o contexto escolar e o desenvolvimento das habilidades das crianças com transtorno do espectro autista, foram discutidas as perspectivas e as condições importantes para aprendizagens significativas durante a infância, apoiadas pela teoria histórico-cultural defendida pelo autor Vygotsky. Os resultados apontaram que a Comunicação Alternativa contribuiu amplamente para a evolução da comunicação de crianças com transtorno do espectro autista que apresentavam comprometimentos na fala funcional e consequentemente, para a evolução de interações sociais e participação em atividades escolares. Tais fatores refletem de maneira direta no desenvolvimento cognitivo dessas crianças, uma vez que na fase do desenvolvimento infantil, a interação é um fator importante para o seu processo de aquisição de conhecimentos e habilidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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