Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29256
Tipo: Dissertação
Título: O gênero notícia em sala de aula do 5º ano do ensino fundamental : um circuito de atividades de interação e produção escrita
Autor(es): Brandão, Joana D'arc Lopes
Primeiro Orientador: Sales, Laurenia Souto
Resumo: Estudos recentes realizados acerca do ensino e da aprendizagem da produção de textos, naEducação Básica, denotam um enfoque na prática da escrita como umprocessodeaprimoramento constante, que deve priorizar situações reais de uso da língua (GERALDI,2010; ANTUNES, 2014). Nessa direção, evidenciamos a presente pesquisa, que, emsuaconfiguração, tem como objetivo geral: desenvolver um conjunto de estratégias didáticasparaa produção textual do gênero notícia, com orientações metodológicas para o docentedo5ºAno do Ensino Fundamental. Nesse cenário, a fundamentação teórica desta pesquisaéconstituída por estudos que consideram a escrita um processo de interação verbal, aexemplode Geraldi (2010, 2003), Antunes (2003, 2005, 2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012),Koch (2006), entre outros; no que diz respeito ao estudo sobre os gêneros discursivos/textuais,parte-se de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2004), que entendem a prática comunicativacomoum diálogo constante de interações significativas. Ainda no âmbito do estudo dos gênerostextuais, a notícia será abordada a partir de Alves Filho (2011), Nascimento (2009) eBarbosa(2001). Quanto à perspectiva da correção textual-interativa, buscou-se, nos estudosdeSerafini (2004) e Ruiz (2015), amparo para a construção de uma metodologia de avaliaçãodos textos. A pesquisa em pauta apresenta uma abordagem do tipo qualitativa e exploratóriaeconsidera a produção textual como elemento norteador para o processamento da linguagemescrita. A partir desse cenário, foram propostas orientações metodológicas para odocentedo5º Ano do Ensino Fundamental, abordar a produção do gênero notícia, o que culminounaprodução de um Caderno de Orientações Metodológicas pautado na concepçãodeescritaenquanto um processo que demanda reflexão e reescritas textuais. Amaterializaçãodocaderno metodológico permite ao docente a utilização de subsídios pedagógicos moldadosemmanifestações de sentido, atribuídas aos textos e contextos construídos aolongodaconsistência dos estudos realizados, à medida que explora um rol de atividades que sinalizaoscaminhos de uma metodologia de produção textual da notícia, considerando o itineráriodoantes, o durante e o depois da escrita do gênero. A premissa contextualizada nas orientaçõesdo caderno metodológico dialoga com os docentes, haja vista o desencadeamento de reflexõesoperativas sobre o uso da escrita, que instigam os discentes na organização das ideiasemtorno da estrutura do gênero e o seu funcionamento como prática social.
Abstract: Recent studies on the teaching and learning of text production in Basic Educationdenoteafocus on writing practice as a process of constant improvement, which should prioritizerealsituations of language use (GERALDI, 2010; ANTUNES, 2014). In this direction, wehighlight this research, which, in its configuration, has the general objective: to developasetof didactic strategies for the textual production of the news genre, with methodologicalguidelines for the teacher of the 5th year of elementary school. In this scenario, the theoreticalbasis of this research consists of studies that consider writing a process of verbal interaction,such as Geraldi (2010, 2003), Antunes (2003, 2005, 2014), Marcuschi (2008), KochandElias(2012), Koch (2006), among others. With regard to the study on discursive/textual genres,Bakhtin (2011) and Marcuschi (2004) are based on a constant dialogue of significantinteractions; still in the context of the study of textual genres, the news will be addressedfromAlves Filho (2011), Nascimento (2009) and Barbosa (2001). As for the perspective of textualinteractive correction, we sought, in the studies by Serafini (2004) and Ruiz (2015), supportfor the construction of a methodology for evaluating the texts. The research in questionisofthe basic, documentary and bibliographic type and considers textual production as aguidingelement for the processing of written language. From this scenario, methodological guidelineswere proposed for portuguese-speaking teachers to approach the production of the newsgenre,which culminated in the production of a Methodological Guidance Notebook basedontheconception of writing as a process that requires reflection and textual rewrites. Webelievethat the didactic manual proposed in this work will enable Portuguese-speakingteacherstogradually and dynamically resume the news genre, outlineing the guiding activities of textualproduction in a context rich in reflexive possibilities that intersect and complement eachother.
Palavras-chave: Ensino
Gênero notícia
Correção textual-interativa
Caderno de orientação metodológica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29256
Data do documento: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaD'arcLopesBrandão_DST.pdfDST8,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoanaD'arcLopesBrandão_TERMO.pdfTERMO142,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons