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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29260Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maia, Márcia Isabella Lucena de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2023-12-15T12:57:59Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-28 | - |
| dc.date.available | 2023-12-15T12:57:59Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29260 | - |
| dc.description.abstract | Considering the importance of understanding the teaching and learning of blind people in EJA classes, we decided to investigate the Instituto dos Cegos da Paraíba, in João Pessoa, Paraíba. This decision arose, above all, due to the family relationship established since our childhood when accompanying my Father (visually impaired) to the Institution. In this direction, we chose to expand this investigation based on a theoretical-methodological approach to the subject. The aim is to reflect on teaching and learning in an EJA class, with the specificity of visual impairment; in order to understand this process, we carried out a survey of specialized and consistent literature on the area of Special Education and EJA; subsequently, we carried out a field study, with an EJA class, from the Institute in question. Authors such as Paiva (1983) and Haddad and Di Pierro (2000), provided understanding about Youth and Adult Education, as well as Kassar (2012), together with Neves, Rahme and Ferreira (2019), about Special Education, in order to be able to infer that despite the challenges that teachers who work in EJA classes have, the possibilities are diverse to develop dynamic, active pedagogical actions based on the reality of the subjects. They also show that the specificities that special students have do not interfere with the access and appropriation of systematized knowledge. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-15T12:57:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MILAM28112023.pdf: 673908 bytes, checksum: 04d01809e7d097bc980d732c4acf79b6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-15T12:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MILAM28112023.pdf: 673908 bytes, checksum: 04d01809e7d097bc980d732c4acf79b6 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | O ensino e a aprendizagem de pessoas cegas em turmas de EJA: um estudo de caso no instituto dos cegos da paraíba, em João Pessoa-PB. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
| dc.description.resumo | Considerando a importância de compreender o ensino e a aprendizagem de pessoas cegas em turmas de EJA, definimos por investigar o Instituto dos Cegos da Paraíba, em João Pessoa, na Paraíba. Essa decisão surgiu, sobretudo, pela relação familiar estabelecida desde a nossa infância ao acompanhar o meu Pai (Deficiente visual), à Instituição. Nessa direção, optamos por ampliar essa investigação a partir da abordagem teórico-metodológica sobre o assunto. O intuito é refletir sobre o ensino e a aprendizagem numa turma da EJA, com a especificidade da deficiência visual; a fim de compreender esse processo realizamos um levantamento da literatura especializada e consistente sobre a área de Educação Especial e a EJA; posteriormente, realizamos um estudo de campo, com uma turma de EJA, do Instituto em questão. Autores como Paiva (1983) e Haddad e Di Pierro (2000), proporcionaram a compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos, bem como Kassar (2012), em conjunto de Neves, Rahme e Ferreira (2019), sobre a Educação Especial, de modo a sermos capazes de inferir que apesar dos desafios que os professores que atuam em turmas de EJA têm, as possibilidades são diversas para desenvolver ações pedagógicas dinâmicas, ativas e baseadas na realidade dos sujeitos. Mostram ainda que as especificidades que os alunos especiais possuem não interferem no acesso e apropriação do conhecimento sistematizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MILAM28112023.pdf | 658,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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