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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Charlotte Avelino de-
dc.date.accessioned2023-12-15T13:34:23Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2023-12-15T13:34:23Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29262-
dc.description.abstractWhen we think about the literacy theme, It is habitual to only look at the verbal perspective. In many environments, is not given the determined personal development of the subject, which can lead to various consequences. Another frequent aspect is that practice is often associated with the ones that already follow the social patternsestablished, ignoring individuals with specific needs that demand adaptations to makesure that the acquisition process of reading and writing skills. Based on these factors, this research aims to analyze how it goes the literacy process of deaf people. Several articles deal with people's lecturing practices and can give tips on introducing thesestudents to experiences in a literate world. However, it is possible to observe that most of these practices rely on sound resources to assist the verbal words to the written ones, in that case, considering that several methods privilege sound resources as a primarytool for lecturing, it is wondered how it is this process dealt when it comes for all deaf. This research aims to analyze the tools often used by educators to teach Portugueselanguage as L2 using Brazilian sign language as a first language. We also dialogthestrategies that reinforce the identity of the deaf student, making it possible for a better development written in Portuguese relying on their first language, sign language. Bibliographical references were used in this work about deafness, with emphasis oncultural and identity elements of these subjects (following) was made an explanatoryresearch through fieldwork to give as an example at a regular state education school at João Pessoa – PB. It was possible to observe the identification when students learnedhow to figure out the codes only by seeing that they understood their particularities andculture. Following this path, it was possible to identify meanings that provide better development for deaf students with Brazilian Sign.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-15T13:34:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAA28112023.pdf: 594672 bytes, checksum: b6891f3cde1071607c4f45313cf372e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T13:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAA28112023.pdf: 594672 bytes, checksum: b6891f3cde1071607c4f45313cf372e1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO papel da Libras no processo de alfabetização do estudante surdopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoQuando paramos parar pensar sobre a temática da alfabetização, é comum olharmos apenas para a perspectiva verbal, em muitos ambientes não é dado a atenção devida ao desenvolvimento integral do sujeito, o que pode acarretar em diversas consequências. Outro aspecto frequente é que essa prática tem sido automaticamente associada aqueles que seguem os padrões sociais já estabelecidos, ignorando indivíduos com necessidades específicas que demandam adaptações para tornar possível o processo de aquisição da leitura e escrita. Considerando tais fatores, essa pesquisa objetiva analisar como se dá o processo de alfabetização de pessoas surdas. Diversos artigos tratam das práticas de alfabetização na educação de todos e trazem sugestões de como introduzir esses estudantes para vivências em um mundo letrado, no entanto, é possível observar que amaior parte dessas práticas se apoia em recursos sonoros para associar a palavra verbalizada a escrita, nesse caso, considerando que diversos métodos privilegiamos recursos auditivos como ferramenta chave para a alfabetização, questiona-se como se dá esse processo quando nos referimos a pessoas surdas. Este trabalho pretende ainda analisar as ferramentas e métodos usados por professores para ensinar o português comoL2 fazendo uso da língua brasileira de sinais como primeira língua. Dialogamos também acerca das estratégias que reforçam a identidade e do estudante surdo, tornando possível um bom desenvolvimento escrito no português apoiando-se em sua língua principal, a libras. Para a elaboração deste trabalho foram utilizados referenciais bibliográficos que tratam sobre a surdez, com ênfase para elementos da cultura e identidade desses sujeitos, em seguida, realizou-se uma investigação exploratória através de um trabalho de campo para visualização da prática em uma escola de ensino regular da rede estadual em João Pessoa – PB. Foi possível observar a identificação presente quando os estudantes aprendiam a decifrar os códigos mediante o olhar que compreendia bem suas especificidades e cultura. Seguindo por essa abordagem, foi possível identificar meios que propiciam o melhor desenvolvimento do aluno surdo tomando como base a Libras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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