Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Layla Ramos de-
dc.date.accessioned2023-12-18T10:49:05Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2023-12-18T10:49:05Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29267-
dc.description.abstractNotions of what is beauty affect us from the earliest age. The task of fostering these perceptions about the philosophy of aesthetics falls to the institutions responsible for education. Lewis (2017) guarantees that the work done by teachers echoes for countless years, until the teachings of childhood are real beliefs in our minds, without us being able to distinguish when they became indisputable. Since the school is one of these institutions, governed by a curriculum system, and in view of the reality that Early Childhood Education is the beginning of the educational process, we need to think about how the curriculum is articulated in order to resolve the dilemmas related to beauty. Therefore, based on Greek philosophy and Augustinian writings, the aim of this work is to analyse the vision of beauty in Childhood Education and the value of the aesthetic sense in the educational process, under the parameters defined by the BNCC, such as identifying which conceptions referring to the child and the construction of aesthetic perceptions guide the National Common Curriculum Base (BNCC) for Early Childhood Education produced after the LDB (1996). In addition, the aim is to investigate the possible currents related to the philosophy of aesthetics contained in the curricular document analyzed and to reflect, in contrast, on the interconnection of the transcendental truth, goodness and beauty and the educational context. Furthermore, to analyze the extent to which the notions assumed in the curriculum documents for Early Childhood Education reverberate in pedagogical practices and, consequently, in fostering the child's aesthetic sense. The qualitative, exploratory and documentary research method was used to verify how the perspective of beauty is elucidated in the Common National Curriculum Base. Through the analysis, it was possible to observe that the participation of aesthetic philosophy is almost non-existent throughout the document, even though it mentions the need to foster this in children in its parameters. It was also possible to see that, given the lack of definitions of truth and goodness, it is impossible to build something solid, logically sustainable, about what beauty is and what value judgment is.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-18T10:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRO29112023.pdf: 363809 bytes, checksum: e7b17df1592863ba38e460512381aeee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-18T10:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRO29112023.pdf: 363809 bytes, checksum: e7b17df1592863ba38e460512381aeee (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSenso estéticopt_BR
dc.titleA visão da beleza na educação infantil: o valor do senso estético no processo educacional, sob os parâmetros definidos pela BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathalia Fernandes Egito-
dc.description.resumoAs noções acerca do que é a beleza nos acometem desde a mais tenra idade. A incumbência da fomentação de tais percepções acerca da filosofia da estética é correlata às instituições responsáveis pela Educação. Lewis (2017) garante que o trabalho feito por professores ecoa por incontáveis anos, até que os ensinos da infância sejam crenças reais na nossa mente, sem que saibamos distinguir quando elas passaram a ser indiscutíveis. Sendo a escola uma dessas instituições, regida por um sistema curricular, tendo em vista a realidade de que a Educação Infantil se configura como o início do processo educacional, tem-se a necessidade de pensar: como o currículo oficial da Educação Infantil no Brasil se articula em prol da resolução dos dilemas relacionados à beleza? Sendo assim, tomando por fundamento a filosofia grega e os escritos agostinianos, o objetivo geral deste trabalho é analisar a visão de beleza na Educação Infantil e o valor do senso estético no processo Educacional, sob os parâmetros definidos pela BNCC. Especificamente, buscou-se identificar quais concepções referentes à criança e a construção de percepções estéticas norteiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil; investigar as possíveis correntes relativas à filosofia da estética contidas no documento curricular analisado e refletir, em contraste, sobre a interligação dos transcendentais verdade, bondade e beleza e o contexto educacional. Foi-se utilizado o método de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, a fim de verificar como a perspectiva do belo é elucidada na Base Nacional Comum Curricular. Por meio das análises, pôde-se observar que a participação da filosofia estética é quase nula ao decorrer do documento, ainda que ele mencione a necessidade da fomentação, nas crianças, de tal quesito nos seus parâmetros. Destarte, pôde-se, também, constatar que diante da nula expressão de definições acerca de verdade e bondade, têm-se a impossibilidade de construir algo sólido, logicamente sustentável, acerca do que é beleza e do que é juízo de valor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRO29112023.pdf355,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons