Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29268
Tipo: TCC
Título: Educação infantil e os desafios da docência entre o cuidar e o educar
Autor(es): Rocha, Rayane Raissa
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal tratar a relevância dos desafios da docência na educação infantil entre o cuidar e o educar. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de um levantamento teórico acerca do tema e de uma pesquisa de campo. O trabalho discute a docência na educação infantil e a relevância do cuidar e educar. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos um levantamento bibliográfico para a discussão teórica e uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino privada de João Pessoa. Para a realização da pesquisa utilizamos um questionário que foi respondido por duas professoras de educação infantil da instituição que participaram da pesquisa. As discussões teóricas mostraram que instituições de educação infantil no Brasil passaram por algumas mudanças em relação aos seus objetivos e focos de atendimento. No atual contexto, a educação infantil atende na ação pedagógica o cuidar e educar como parte essencial do desenvolvimento da criança, considerada atualmente como cidadã e como sujeito de direitos, conforme a legislação atual reconhece e estabelece. Nos resultados, constatamos que a docência e suas práticas pedagógicas estão diretamente ligadas ao ato de cuidar e educar. A partir desses resultados, podemos concluir que, na educação infantil, o(a) docente entende seu papel de educador(a) fazendo uma adequada mediação de sua prática e seus saberes.
Abstract: This work aims to address the relevance of the challenges of teaching in early childhood education, bridging the gap between caregiving and educating. It is an exploratory qualitative research project, developed through a theoretical exploration of the subject and a field study. The paper discusses teaching in early childhood education and the importance of both caregiving and educating. To carry out this work, we conducted a literature review for theoretical discussion and a field study in a private educational institution in João Pessoa. We used a questionnaire for the research, which was answered by two preschool teachers from the institution who participated in the study. The theoretical discussions revealed that early childhood education institutions in Brazil have undergone some changes in their objectives and focus of care. In the current context, early childhood education integrates caregiving and education as an essential part of a child's development, recognizing them as citizens and subjects of rights, as current legislation acknowledges and establishes. The results showed that teaching and pedagogical practices are directly linked to the act of caregiving and educating. From these results, we can conclude that in early childhood education, educators understand their role as mediators of their practices and knowledge, effectively fulfilling their role as educators.
Palavras-chave: Educação infantil
Docência
Cuidar e educar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29268
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRR29112023.pdf395,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons