Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Avelino, Ricardo Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:46:30Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29 | - |
dc.date.available | 2023-12-18T12:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29271 | - |
dc.description.abstract | In this final paper, I present the main issues surrounding inclusive education and, in particular, the literacy of blind children and their participation in mainstream education in the city of João Pessoa (PB). The general aim of the study is to discuss the use of the Braille system in the literacy process of blind children in the municipal school system of João Pessoa. We studied various authors who discuss the literacy of blind children in Braille and we also tried to listen to students and former students of the pedagogy course to find out if their training provided knowledge about visual impairment and the Braille system. As a methodology, we conducted interviews with three teachers from a regular school in the municipality of João Pessoa that receives blind students, in an attempt to understand what their work was like. The interviewees' reports showed that the teachers believe that braille is very interesting and even praise the agility of blind students in reading and writing braille. Some have mastered the method, not least because they learned it at the Institute for the Blind, but they don't always use it in their classrooms, because the school doesn't have a braille printer and the support of the Institute for the Blind is indispensable. By carrying out this research, I hope to help awaken in new educators the curiosity and desire to deepen their knowledge of special education, especially in relation to the braille system, so that they can help blind children and adults, not just in reading and writing, but in the development of the most diverse daily activities. I also hope that there will be ongoing inclusive training and that teachers will be able to learn how to use the Braille system, so that blind children can be truly literate and develop fully in school and in society. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-18T12:46:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMA29112023.pdf: 414938 bytes, checksum: dbe75e5fb01f29e3efd3da36e84d9e5e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-18T12:46:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMA29112023.pdf: 414938 bytes, checksum: dbe75e5fb01f29e3efd3da36e84d9e5e (MD5) Previous issue date: 2023-10-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Sistema Braille | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de crianças cegas no ensino regular de João Pessoa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Adenize Queiroz de | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, venho apresentar as principais problemáticas sobre a educação inclusiva e, principalmente, sobre a alfabetização de crianças cegas e sua participação no ensino regular da cidade de João Pessoa (PB). O objetivo geral do estudo é discutir a utilização do sistema Braille no processo de Alfabetização de crianças cegas na rede municipal de João Pessoa. Estudamos vários autores que discutem sobre a alfabetização de crianças cegas em braille e ainda procuramos ouvir alunos e ex-alunos do curso de pedagogia buscando saber se a sua formação trazia conhecimentos sobre a deficiência visual e o sistema braille. Como metodologia, fizemos entrevistas com três professores de uma escola regular do município de João Pessoa que recebe alunos cegos, buscando perceber como era o trabalho desses profissionais. Os relatos dos entrevistados mostraram que os professores acreditam que o braille é bastante interessante e ainda elogiam a agilidade dos alunos cegos na leitura e escrita braille. Alguns dominam o método, até porque aprenderam no instituto dos cegos, mas nem sempre costumam utilizá-lo em sua sala de aula, pois a escola não conta com impressora braille e o apoio do instituto dos cegos se torna indispensável. Com a realização desta pesquisa, espero contribuir para despertar nos novos educadores a curiosidade e o desejo de aprofundar os conhecimentos em educação especial, principalmente em relação ao sistema braille, para que possam ajudar crianças e adultos cegos, não apenas na leitura e na escrita, mas no desenvolvimento das mais diversas atividades cotidianas. Espero ainda que haja uma formação continuada inclusiva e que os professores possam aprender a utilizar o sistema braille, para que as crianças cegas possam ser realmente alfabetizadas e se desenvolvam plenamente, na escola e na sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMA29112023.pdf | 405,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons