Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroga, Jeovana Jesca Ventura-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:00:55Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-12-18T14:00:55Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-18T14:00:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJVQ30112023.pdf: 2660130 bytes, checksum: 5acb38adbc2639e332d993ccac208902 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-18T14:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJVQ30112023.pdf: 2660130 bytes, checksum: 5acb38adbc2639e332d993ccac208902 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCampo multiplicativopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleRefletindo as estratégias de ensino sobre o campo multiplicativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoEsse estudo ocorreu em parceria com o Componente Estágio Supervisionado IV – Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral investigar a compreensão do campo multiplicativo por alunos do ensino fundamental e a eficácia das estratégias de ensino, em facilitar essa compreensão, incluindo jogos educativos. A pesquisa foi de caráter qualitativo e intervenções pedagógicas, conduzida em uma escola estadual no município de João Pessoa – PB, em uma turma de 4º Ano. A coleta de dados ocorreu por meio de observações em sala, vivências de jogos educativos e uma atividade diagnostica sobre o campo multiplicativo. Os resultados revelaram que durante as aulas a ênfase é dada em exercícios (classe e de casa); em atividades de jogos matemáticos ocorreu maior envolvimento das crianças; e na sondagem observou-se dificuldades dos alunos na interpretação de problemas. Conclui-se que a criação de um ambiente de aprendizado envolvente e interativo é fundamental para melhorar a educação matemática nesse nível de ensino, uma vez que as atividades com jogos educativos possibilitaram um espaço compreensão sobre conceitos multiplicativos. Esse estudo contribui para uma melhor compreensão sobre o campo multiplicativo em turmas do 4º Ano, ressaltando a importância das estratégias lúdicas e interativas, bem como a o mapeamento dos conhecimentos prévios durante este processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJVQ30112023.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons