Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Queiroga, Jeovana Jesca Ventura | - |
| dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:00:55Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-30 | - |
| dc.date.available | 2023-12-18T14:00:55Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29273 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-18T14:00:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJVQ30112023.pdf: 2660130 bytes, checksum: 5acb38adbc2639e332d993ccac208902 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-18T14:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJVQ30112023.pdf: 2660130 bytes, checksum: 5acb38adbc2639e332d993ccac208902 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Campo multiplicativo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.title | Refletindo as estratégias de ensino sobre o campo multiplicativo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Maria Alves de | - |
| dc.description.resumo | Esse estudo ocorreu em parceria com o Componente Estágio Supervisionado IV – Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral investigar a compreensão do campo multiplicativo por alunos do ensino fundamental e a eficácia das estratégias de ensino, em facilitar essa compreensão, incluindo jogos educativos. A pesquisa foi de caráter qualitativo e intervenções pedagógicas, conduzida em uma escola estadual no município de João Pessoa – PB, em uma turma de 4º Ano. A coleta de dados ocorreu por meio de observações em sala, vivências de jogos educativos e uma atividade diagnostica sobre o campo multiplicativo. Os resultados revelaram que durante as aulas a ênfase é dada em exercícios (classe e de casa); em atividades de jogos matemáticos ocorreu maior envolvimento das crianças; e na sondagem observou-se dificuldades dos alunos na interpretação de problemas. Conclui-se que a criação de um ambiente de aprendizado envolvente e interativo é fundamental para melhorar a educação matemática nesse nível de ensino, uma vez que as atividades com jogos educativos possibilitaram um espaço compreensão sobre conceitos multiplicativos. Esse estudo contribui para uma melhor compreensão sobre o campo multiplicativo em turmas do 4º Ano, ressaltando a importância das estratégias lúdicas e interativas, bem como a o mapeamento dos conhecimentos prévios durante este processo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JJVQ30112023.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
