Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Ygor Yuri de Luna-
dc.date.accessioned2023-12-19T15:27:37Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-12-19T15:27:37Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29276-
dc.description.abstractThis study proposes to discuss the consequences left by the Covid-19 pandemic in the dynamics of the subjects that comprise the universe of EJA researched subjects (teachers and students) in a quilombola school in the post-pandemic period in the year 2023 and how these researched subjects are building a school agenda to overcome new challenges, for this our central objective is to discuss the consequences left with the end of the health emergency by Sarv Cov2 in the dynamics of EJA teachers in a quilombola school. This discussion is based on two situations that are interconnected, the first situation constitutes bibliographical research and the second situation is the field at school, using photographic records of the school environment and the daily lives of the subjects researched, the application of a semi-structured questionnaire directed to teachers. We invite authors who we believe contribute to this discussion, whether based on important concepts such as Paulo Freire (1996) with the concept of 'oppressed' or even Mbembe (2018) with the concept of 'necropolitics', or from recent studies on the themes such as Silva (2023) and Nóvoa (2021). These authors defined our research field and contributed to our preliminary results. For this reason, we started informal conversations with some students and teachers who reported that they missed face-to-face classes, the classroom and interacting with other people, but also reported that they returned with physical or mental health problems, missing people who died during the pandemic, whether for e to Covid-19 and/or its complications or another problem, as they were unable to say goodbye to loved ones. When applying the questionnaire, the answers collected come from the time he taught at school, at EJA, the contact with quilombola education, what the experience was like during the Covid-19 era and the new challenges with remote classes based on the quilombola reality that the school belongs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-19T15:27:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YYLC30112023.pdf: 948373 bytes, checksum: d95c24d62ced25b607604d042325b06c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T15:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YYLC30112023.pdf: 948373 bytes, checksum: d95c24d62ced25b607604d042325b06c (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscola quilombolapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos em uma escola quilombola: um estudo pós-pandêmico sobre os desafios decorrentes da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano de Sousa-
dc.description.resumoEste estudo propõe discutir as sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19 na dinâmica dos sujeitos que compreendem o universo dos sujeitos pesquisados da EJA (professores e estudantes) em uma escola quilombola no período pós pandemia no ano de 2023 e como esses sujeitos pesquisados estão construindo uma agenda escola para superar os novos desafios, para isso temos como objetivo central discutir as sequelas deixadas com o fim da emergência sanitária pela Sarv Cov2 na dinâmica dos professores da EJA em uma escola quilombola. Essa discussão se alicerça em duas situações que se interligam, a primeira situação constitui a pesquisa bibliográfica e a segunda situação é o campo na escola se fez com registros fotográficos do ambiente escolar e do cotidiano dos sujeitos pesquisados, a aplicação de questionário semi-estruturado direcionado aos professores. Convidamos autores que acreditamos contribuir para essa discussão, seja a partir de conceitos importantes como Paulo Freire (1996) com o conceito de ‘oprimido’ ou mesmo Mbembe (2018) com o conceito de ‘necropolítica’, seja a partir de estudos recentes acerca do tema como Silva (2023) e Nóvoa (2021). Esses autores balizaram nosso campo de pesquisa que contribuíram para nossos resultados preliminares, para isso iniciamos conversas informais com alguns estudantes e professores que relataram que sentiam falta das aulas presenciais, da sala de aula e de interagir com outras pessoas, mas também relataram que retornaram com agravos de saúde física ou mental, saudades de pessoas que faleceram durante a pandemia, seja por Covid-19 e/ou suas complicações ou por outro problema, pois não tiveram como se despedir de pessoas queridas. Quando aplicado o questionário, as respostas coletadas partem do tempo que leciona na escola, na EJA, o contato com a educação quilombola, como foi a experiência na época da Covid-19 e os novos desafios com as aulas remotas a partir da realidade quilombola que a escola pertence.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YYLC30112023.pdf926,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons