Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Roseane Michelle Dionizio-
dc.date.accessioned2023-12-20T13:00:00Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-20T13:00:00Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29281-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) has the general objective of understanding the meanings of learning to read for the life of Youth and Adult Education students. As specific objectives, we intend to: identify the motivations that lead EJA students to return and continue their training; describe the role played by reading in the life of the EJA subject; identify effective methodologies in the literacy process of EJA students. To present the methodological path of this study, we focused on research recommendations based on reference authors on the topic, such as Minayo (2009) and Lakatos; Marconi (2003). The research procedures were defined as qualitative. Three varied data collection instruments were listed to better understand the topic: fieldwork, participant observation and semi-structured interviews. The study involved 11 EJA students, from Cycles III and IV of a Municipal School in the capital of Paraíba. The research results highlight the importance of learning critical reading in the lives of EJA students, motivated by opportunities, family support and practical skills. Reading, according to this study, promotes autonomy, access to information and professional improvement. Experimental, contextualized and flexible teaching methodologies are essential for success in literacy and critical literacy, enabling students to face daily challenges and achieve personal, educational and professional goals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-20T13:00:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMDO07122023.pdf: 1139303 bytes, checksum: aa6e0c785a5bf7d6af004d6f2bc5f032 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T13:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMDO07122023.pdf: 1139303 bytes, checksum: aa6e0c785a5bf7d6af004d6f2bc5f032 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleSignificados da leitura para os educandos dos ciclos III e IV da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Ramos-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral compreender os significados da aprendizagem da leitura para a vida do educando da Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos, pretende-se: identificar as motivações que levam os estudantes da EJA a retornarem e darem continuidade a suas formações; descrever o papel desempenhado pela leitura na vida do sujeito da EJA; identificar metodologias eficazes no processo de alfabetização e letramento dos estudantes da EJA. Para apresentar o percurso metodológico deste estudo, nos debruçamos sobre as recomendações de pesquisa tendo como base autores de referência no tema, como Minayo (2009) e Lakatos; Marconi (2003). Definiram-se os procedimentos da pesquisa como do tipo qualitativa. Elencaram-se três variados instrumentos de coleta de dados para melhor compreensão do tema: trabalho de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. O estudo envolveu 11 estudantes da EJA, dos Ciclos III e IV de uma Escola Municipal da capital paraibana. Os resultados da pesquisa destacam a importância da aprendizagem crítica da leitura na vida dos estudantes da EJA, motivados por oportunidades, apoio familiar e habilidades práticas. A leitura, de acordo com este estudo promove autonomia, acesso a informações e melhoria profissional. Já as metodologias de ensino experimentais, contextualizadas e flexíveis são essenciais para o sucesso na alfabetização e letramento críticos, capacitando os alunos a enfrentar desafios diários e alcançar metas pessoais, educacionais e profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMDO07122023.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons