Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Thalita Lima de-
dc.date.accessioned2023-12-20T13:54:20Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2023-12-20T13:54:20Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29282-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the contributions of pedagogical games to the children's literacy process. We had the following specific objectives: a) discuss the role of games as a teaching resource; understand the process of children’s literacy; c) use games as a teaching resource in a 2nd year elementary school class. In order to achieve these objectives, research of a qualitative and exploratory nature was carried out, with bibliographical research, at first, in order to respond to specific objectives A and B, and in the second moment, field research to meet the objective C, which was based on the experience of the curricular internship, experienced between August and December 2022, by the researcher herself. The experience in a public school in the regular education network in the city of João Pessoa, Paraíba, was divided into three (3) stages: observation, planning and intervention, which are described and analyzed in this study. In response to the research question: can games promote children's literacy process? The results demonstrated that with the use of games, in fact, children are more motivated to participate and this teaching resource impacts children's learning, contributing to the literacy process that is ongoing with children in the 2nd year of education. Fundamental in the public education network.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-20T13:54:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML15122023.pdf: 1348964 bytes, checksum: 7ac80632decb773a3b041b28041004ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML15122023.pdf: 1348964 bytes, checksum: 7ac80632decb773a3b041b28041004ec (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAprender jogando ou jogar aprendendo? uma experiência com jogos pedagógicos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo geral analisar as contribuições dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização de crianças. Por objetivos específicos tivemos os seguintes: a) discutir o papel dos jogos como recurso didático; compreender o processo de alfabetização de crianças; c) utilizar jogos como recurso didático numa turma do 2º ano do ensino fundamental. A fim de alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa bibliográfica, num primeiro momento, a fim de responder aos objetivos específicos A e B, e no segundo momento, a pesquisa de campo para atender ao objetivo C, que se pautou na experiência do estágio curricular, vivenciada entre agosto e dezembro de 2022, pela própria pesquisadora. A experiência vivenciada numa escola pública da rede regular de ensino da cidade de João Pessoa, na Paraíba, se dividiu em três (3) etapas: observação, planejamento e intervenção que estão descritas e analisadas nesse estudo. Em resposta à pergunta de pesquisa: os jogos podem favorecer o processo de alfabetização de crianças? Os resultados demonstraram que com o uso dos jogos, de fato, as crianças ficam mais motivadas a participar e, esse recurso didático impacta a aprendizagem das crianças, contribuindo no processo de alfabetização que, se encontra em curso junto às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TML15122023.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons