Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Thalita Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T13:54:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T13:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29282 | - |
dc.description.abstract | The general objective of this study was to analyze the contributions of pedagogical games to the children's literacy process. We had the following specific objectives: a) discuss the role of games as a teaching resource; understand the process of children’s literacy; c) use games as a teaching resource in a 2nd year elementary school class. In order to achieve these objectives, research of a qualitative and exploratory nature was carried out, with bibliographical research, at first, in order to respond to specific objectives A and B, and in the second moment, field research to meet the objective C, which was based on the experience of the curricular internship, experienced between August and December 2022, by the researcher herself. The experience in a public school in the regular education network in the city of João Pessoa, Paraíba, was divided into three (3) stages: observation, planning and intervention, which are described and analyzed in this study. In response to the research question: can games promote children's literacy process? The results demonstrated that with the use of games, in fact, children are more motivated to participate and this teaching resource impacts children's learning, contributing to the literacy process that is ongoing with children in the 2nd year of education. Fundamental in the public education network. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-20T13:54:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML15122023.pdf: 1348964 bytes, checksum: 7ac80632decb773a3b041b28041004ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-20T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TML15122023.pdf: 1348964 bytes, checksum: 7ac80632decb773a3b041b28041004ec (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Aprender jogando ou jogar aprendendo? uma experiência com jogos pedagógicos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Sandra Alves da Silva | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve por objetivo geral analisar as contribuições dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização de crianças. Por objetivos específicos tivemos os seguintes: a) discutir o papel dos jogos como recurso didático; compreender o processo de alfabetização de crianças; c) utilizar jogos como recurso didático numa turma do 2º ano do ensino fundamental. A fim de alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa bibliográfica, num primeiro momento, a fim de responder aos objetivos específicos A e B, e no segundo momento, a pesquisa de campo para atender ao objetivo C, que se pautou na experiência do estágio curricular, vivenciada entre agosto e dezembro de 2022, pela própria pesquisadora. A experiência vivenciada numa escola pública da rede regular de ensino da cidade de João Pessoa, na Paraíba, se dividiu em três (3) etapas: observação, planejamento e intervenção que estão descritas e analisadas nesse estudo. Em resposta à pergunta de pesquisa: os jogos podem favorecer o processo de alfabetização de crianças? Os resultados demonstraram que com o uso dos jogos, de fato, as crianças ficam mais motivadas a participar e, esse recurso didático impacta a aprendizagem das crianças, contribuindo no processo de alfabetização que, se encontra em curso junto às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TML15122023.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons