Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Iris Lorrane do Vale-
dc.date.accessioned2023-12-20T17:35:11Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2023-12-20T17:35:11Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29284-
dc.description.abstractYouth and Adult Education is a teaching modality that suffers in the most diverse aspects and that during the period of social isolation felt the negative impact in relation to the teaching and learning of students. In view of this, the objective of this work is to discuss the challenges encountered in EJA resulting from the COVID-19 pandemic in a State Elementary and Secondary School, located in the urban area, in the municipality of Sapé-PB. To this end, we adopted bibliographical research and exploratory field research as methodologies. It is important to highlight that our study is based on the reflections of Cunha (2020), Arroyo (2017), Gil (2002), among others. Furthermore, the data were obtained both through interviews and through the use of questionnaires, involving, in this case, six (6) students from Elementary Level II and High School at EJA and two (2) teachers, one from Elementary Level II. and another at the EJA Medium Level. Therefore, based on the analysis of the participants' statements, we found how unsatisfactory the remote system was, since no incentive strategies were used during online classes and this directly affected these students in relation to their teaching and learning, in which They often needed to balance studies with work and the physical and mental challenges they suffered during the pandemic. Furthermore, it is necessary to highlight that some of the students did not follow the online classes and there was no supervision or incentive to guarantee learning, the right to equal access and the feasibility of remote teaching strategies for students of different modalities. Therefore, educational systems in this modality have the challenge of unifying education for everyone, especially after the Covid-19 pandemic in which students returned discouraged and feeling unprepared to continue their educational journeys.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-20T17:35:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILVP27112023.pdf: 433247 bytes, checksum: bf314877b45892ca52927cd82180ab8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T17:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILVP27112023.pdf: 433247 bytes, checksum: bf314877b45892ca52927cd82180ab8c (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemia - covid 19pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectModalidade e ensinopt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos e os desafios decorrentes da pandemia da Covid-19: um estudo em uma escola pública de Sapé/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que sofre nos mais diversos aspectos e que durante o período de isolamento social sentiu o impacto negativo em relação ao ensino e aprendizagem dos discentes. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é discutir sobre os desafios encontrados na EJA decorrentes da pandemia da COVID-19 em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na zona urbana, do município de SapéPB. Para tanto, adotamos como metodologias a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo exploratória. Importa destacar que fundamentos nosso estudo nas reflexões de Cunha (2020), Arroyo (2017), Gil (2002), entre outros. Ademais, os dados foram obtidos tanto por meio da realização de entrevistas quanto pela utilização de questionários, envolvendo, nesse caso, seis (6) alunos do Nível Fundamental II e Médio da EJA e duas (2) professoras, sendo uma do Nível Fundamental II e outra do Nível Médio da EJA. Logo, a partir da análise das falas dos participantes, constatamos o quão insatisfatório foi o sistema remoto, uma vez que não foram utilizadas estratégias para o incentivo durante as aulas online e com isso afetou diretamente esses alunos em relação ao seu ensino aprendizagem, em que muitas vezes necessitaram conciliar os estudos com o trabalho e com os desafios físicos e mentais que sofreram durante a pandemia. Além disso, é necessário destacar que alguns dos alunos não acompanharam as aulas online e não houve fiscalização ou incentivo para garantir à aprendizagem, o direito a igualdade de acesso e viabilização das estratégias de ensino remoto aos estudantes de diferentes modalidades. Logo, os sistemas educacionais nesta modalidade têm o desafio de unificar o ensino a todos principalmente após a pandemia do Covid-19 em que os alunos retornaram desestimulados e sentindo-se despreparados para continuar suas jornadas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILVP27112023.pdf423,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons