Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kleiton de Luna Souza da-
dc.date.accessioned2023-12-27T15:39:19Z-
dc.date.available2023-12-27T15:39:19Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29322-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze intergenerational educational and occupational mobility, as well as income and education inequality in Brazil and its respective regions using data from the 2014 National Household Sample Survey (PNAD). To obtain results regarding intergenerational mobility, transition matrices and mobility indices were used. For results concerning regional inequality, the Gini index was employed. The Northeast region exhibits the lowest indicators of educational and occupational mobility and also displays the highest educational inequality compared to other regions. Additionally, the Northeast region shows high persistence in the lower stratum (both in education and occupation) and low persistence in the upper stratum of education. In the long term, the Northeast region converges towards the lowest percentage of individuals belonging to the upper educational stratum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-12-27T12:58:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLSS27122023.pdf: 830853 bytes, checksum: e52315ed987367a5187bbd1b66cad91d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-12-27T15:39:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLSS27122023.pdf: 830853 bytes, checksum: e52315ed987367a5187bbd1b66cad91d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-27T15:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLSS27122023.pdf: 830853 bytes, checksum: e52315ed987367a5187bbd1b66cad91d (MD5) Previous issue date: 2023-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesigualdade de rendapt_BR
dc.subjectMobilidade intergeracionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOcupaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Markovpt_BR
dc.titleMobilidade Intergeracional Educacional e de Ocupação: uma análise para o Brasil e regiões no ano de 2014pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Netto Junior, José Luis da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a mobilidade intergeracional educacional e de ocupação, bem como a desigualdade de renda e de educação no Brasil e suas respectivas regiões utilizando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2014. Para a obtenção dos resultados a respeito da mobilidade intergeracional, foram utilizadas matrizes de transição e índices de mobilidade. Já para os resultados sobre a desigualdade regional, foi utilizado o índice de Gini. A região Nordeste apresenta os menores indicadores de mobilidade educacional e ocupacional, além de também apresentar a maior desigualdade educacional em relação às demais regiões. Adicionalmente, a região Nordeste apresenta uma alta persistência no estrato inferior (tanto para educação quanto para ocupação) e baixa persistência no estrato superior de educação. No longo prazo, a região Nordeste converge para o menor percentual de indivíduos pertencentes ao estrato educacional superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLSS27122023.pdf811,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons