Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Bruna Vieira de-
dc.date.accessioned2024-01-08T17:52:56Z-
dc.date.available2024-01-08T17:52:56Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29328-
dc.description.abstractThis work presents a study on the use of different historical sources in the early years of Elementary School. The research aims to investigate how elementary school teachers utilize these sources to make History classes more dynamic and engaging, enabling a better understanding of past events. As well as analyzing teaching strategies, the main difficulties faced and the contributions brought by the use of historical sources. The research was conducted through classroom observation and questionnaire application. Data analysis relies on the National Common Core Curriculum (BNCC) for History in the early years and on authors discussing the use of historical sources in the classroom as Bitencourt (1998 e 2008), Urban (2015) e Smchmidt (1998). The data analysis points out challenges faced by teachers when teaching History in the early years of Elementary School, such as lack of student interest and the superficiality of lessons. Additionally, it emphasizes the importance of working with different historical sources, such as documents, photographs, objects, oral accounts, among others, to develop students' critical thinking, understanding of different historical perspectives, and appreciation for cultural diversity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-01-08T17:52:13Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrunaVieiradeLemos_TCC.pdf: 395526 bytes, checksum: 89c105f0d8878ef6f86341a80f6ce16a (MD5) BrunaVieiradeLemos_TERMO.pdf: 160769 bytes, checksum: d75cf25caa9b95b55f3ed2ef8cfba6e2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-01-08T17:52:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrunaVieiradeLemos_TCC.pdf: 395526 bytes, checksum: 89c105f0d8878ef6f86341a80f6ce16a (MD5) BrunaVieiradeLemos_TERMO.pdf: 160769 bytes, checksum: d75cf25caa9b95b55f3ed2ef8cfba6e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-08T17:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrunaVieiradeLemos_TCC.pdf: 395526 bytes, checksum: 89c105f0d8878ef6f86341a80f6ce16a (MD5) BrunaVieiradeLemos_TERMO.pdf: 160769 bytes, checksum: d75cf25caa9b95b55f3ed2ef8cfba6e2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.titleO uso de diferentes fontes históricas : anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de diferentes fontes históricas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é investigar como os professores da educação básica utilizam essas fontes para tornar as aulas de História mais dinâmicas e envolventes, possibilitando uma maior compreensão sobre os eventos do passado. Busca-se, também, analisar as estratégias de ensino, as principais dificuldades enfrentadas no ensino de História e as contribuições trazidas pelo uso das fontes históricas na sala de aula. A pesquisa se realizou a partir de uma atividade de observação em sala de aula e aplicação de questionário. A análise dos dados apoia-se na BNCC de História para os anos iniciais e em autores (as) que discutem sobre o uso de fontes históricas em sala de aula, como Bitencourt (1998 e 2008), Urban (2015) e Smchmidt (1998). A análise dos dados aponta dificuldades enfrentadas pelos professores ao ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a falta de interesse dos alunos e a superficialidade das aulas. Além disso, destaca a importância de se trabalhar com diferentes fontes históricas, como documentos, fotografias, objetos, relatos orais, entre outros, para desenvolver o senso crítico dos alunos, a compreensão de diferentes perspectivas históricas e a valorização da diversidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaVieiradeLemos_TCC.pdfTCC386,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
BrunaVieiradeLemos_TERMO.pdfTERMO157 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons