Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29328
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O uso de diferentes fontes históricas : anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Lemos, Bruna Vieira de |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de diferentes fontes históricas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é investigar como os professores da educação básica utilizam essas fontes para tornar as aulas de História mais dinâmicas e envolventes, possibilitando uma maior compreensão sobre os eventos do passado. Busca-se, também, analisar as estratégias de ensino, as principais dificuldades enfrentadas no ensino de História e as contribuições trazidas pelo uso das fontes históricas na sala de aula. A pesquisa se realizou a partir de uma atividade de observação em sala de aula e aplicação de questionário. A análise dos dados apoia-se na BNCC de História para os anos iniciais e em autores (as) que discutem sobre o uso de fontes históricas em sala de aula, como Bitencourt (1998 e 2008), Urban (2015) e Smchmidt (1998). A análise dos dados aponta dificuldades enfrentadas pelos professores ao ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a falta de interesse dos alunos e a superficialidade das aulas. Além disso, destaca a importância de se trabalhar com diferentes fontes históricas, como documentos, fotografias, objetos, relatos orais, entre outros, para desenvolver o senso crítico dos alunos, a compreensão de diferentes perspectivas históricas e a valorização da diversidade cultural. |
Abstract: | This work presents a study on the use of different historical sources in the early years of Elementary School. The research aims to investigate how elementary school teachers utilize these sources to make History classes more dynamic and engaging, enabling a better understanding of past events. As well as analyzing teaching strategies, the main difficulties faced and the contributions brought by the use of historical sources. The research was conducted through classroom observation and questionnaire application. Data analysis relies on the National Common Core Curriculum (BNCC) for History in the early years and on authors discussing the use of historical sources in the classroom as Bitencourt (1998 e 2008), Urban (2015) e Smchmidt (1998). The data analysis points out challenges faced by teachers when teaching History in the early years of Elementary School, such as lack of student interest and the superficiality of lessons. Additionally, it emphasizes the importance of working with different historical sources, such as documents, photographs, objects, oral accounts, among others, to develop students' critical thinking, understanding of different historical perspectives, and appreciation for cultural diversity. |
Palavras-chave: | Ensino de história Anos iniciais do ensino fundamental Fontes históricas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29328 |
Data do documento: | 6-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrunaVieiradeLemos_TCC.pdf | TCC | 386,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
BrunaVieiradeLemos_TERMO.pdf | TERMO | 157 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons