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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2933
Tipo: TCC
Título: O Autismo e o direito à educação inclusiva : revisão crítica da literatura
Autor(es): Sales, Mayara de Oliveira
Primeiro Orientador: Dantas, Taísa Caldas
Resumo: A expressão “Autismo” foi utilizada pela primeira vez pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler em 1911 com o intuito de nomear a perda do contato com a realidade externa, acarretando uma grande dificuldade ou até mesmo a impossibilidade em se comunicar, o(a) professor(a) por sua vez tem a missão de intervir para que esse indivíduo venha a ter um desenvolvimento dentro de suas possibilidades, por meio da ação reflexiva, como peça geradora de estratégias pedagógicas para o bem comum do(a) educando(a) portador(a) do Autismo. Já em 1943, o pesquisador e psiquiatra austríaco Leo Kanner atraiu a atenção para um grupo de crianças que exibiam isolamento social, adulterações da fala e obrigação extrema da manutenção da rotina, retomando a discussão acerca do transtorno. O que tem se constatado atualmente é que as definições de Autismo têm versado por conceituá-lo como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento da criança. Com essa postura, se torna possível buscar formas diferenciadas para a construção do conhecimento na busca por melhorias na qualidade de vida das pessoas portadoras de Autismo. Para esse estudo, objetivamos analisar a inclusão escolar de alunos(as) com Autismo, através de um levantamento teórico-crítico e interpretação da legislação que envolve este tema. A pesquisa realizada mostra a contribuição da escola regular durante o crescimento do indivíduo com Autismo, elucidando a importância de um bom preparo dos professores(as) para melhor atender à demanda de seus alunos(as) com algum tipo de limitação física ou mental.
Abstract: The term “Autism” was first used by the Swiss psychiatrist Eugen Bleuler in 1911 with order to name the loss of contact with external reality, causing great difficulty or even impossibility to communicate, the teacher in turn has a mission to intervene so that this individual will have a development within their means, through reflexive action, such as generating piece of pedagogical strategies for the common good of educating carrier Autism. As early as 1943, the Austrian researcher and psychiatrist Leo Kanner drew attention to a group of children who exhibit social isolation, tampering speech and extreme routine maintenance obligation, resuming the discussion of the disorder. What has now found is that Autism settings have learned to conceptualize it as a behavioral syndrome that impairs the child's development. With this attitude, it becomes possible to search for different ways to build the knowledge in the search for improvements in the quality of life of people with autism. For this study, we aimed to analyze the school inclusion of students with Autism, through a theoretical and critical survey and interpretation of the legislation surrounding this issue. The survey shows the regular school contribution for the individual growth with Autism, elucidating the importance of a good preparation of teachers to better meet the demand of their students with some kind of physical or mental limitation.
Palavras-chave: Autismo
Inclusão social
Escola
Legislação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2933
Data do documento: 11-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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