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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29367
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria José Soares de-
dc.date.accessioned2024-01-29T21:39:23Z-
dc.date.available2023-06-06-
dc.date.available2024-01-29T21:39:23Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29367-
dc.description.abstractCurricular environmentalization is the insertion of the environmental dimension in the construction and implementation of school curricula, in the search for a better relationship between society and nature. The research is constituted through the debate of the conceptual and thematic field, having as general objective to analyze the insertion of the environmental dimension present in the Science textbooks of the initial years of fundamental education so that they can contribute to envision the environmentalization of the curriculum. Thus, the study methodologically corresponds to a qualitative approach, using documentary research in which data analysis was carried out through content analysis, thus following the stage of preanalysis, material exploration and treatment of results. The results obtained through the analyzes indicated that the textbooks mention different environmental contents, among them: characteristics of the environment in its natural and social aspects; environmental problems; consumption and consumerism; and sustainable development. In addition, it verified the use of several methodological proposals to work with the contents both in the classroom and in the community in which the school is located. Thus, the study on screen makes an important contribution to academic production, structuring proposals to environmentalize the curriculum of school institutions, as well as to the pedagogical planning of educators who use science textbooks in their classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-01-29T21:39:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJoséSoaresDeLima_Dissert.pdf: 1973193 bytes, checksum: 21a9f271d10a06f0c02aa993b4180dd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T21:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJoséSoaresDeLima_Dissert.pdf: 1973193 bytes, checksum: 21a9f271d10a06f0c02aa993b4180dd5 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículos escolares - Ambientalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Anos iniciaispt_BR
dc.subjectCurriculum Environmentalizationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEarly Years of Elementary Schoolpt_BR
dc.titleAmbientalização curricular no ensino de Ciências: um olhar para os livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marsílvio, Gonçalves Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3134919810484542pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988263151912005pt_BR
dc.description.resumoA ambientalização curricular é a inserção da dimensão ambiental na construção e efetivação dos currículos escolares, na busca de uma melhor relação entre a sociedade e a natureza. A pesquisa se constitui por meio do debate do campo conceitual e temático, tendo como objetivo geral analisar a inserção da dimensão ambiental presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental para que assim possam contribuir para vislumbrar a ambientalização do currículo. Deste modo, o estudo corresponde metodologicamente a uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental em que a análise dos dados se deu através da análise de conteúdo, seguindo, portanto a etapa da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados obtidos por meio das análises indicaram que os livros didáticos fazem menção a diferentes conteúdos ambientais, entre eles: características do meio ambiente em seus aspectos naturais e sociais; problemas ambientais; consumo e consumismo; e desenvolvimento sustentável. Além disso, constatou o uso de diversas propostas metodológicas para trabalhar os conteúdos tanto na sala de aula quanto na comunidade em que a escola está localizada. Assim, o estudo em tela tem importante contribuição para a produção acadêmica, estruturação de propostas para ambientalizar o currículo de instituições escolares, bem como para o planejamento pedagógico dos educadores que utilizam os livros didáticos de ciências em suas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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