Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2937
Tipo: | TCC |
Título: | Ideologia e dominação social: uma leitura em Capitães da Areia, de Jorge Amado |
Autor(es): | Fideles, Sayonara da Costa |
Primeiro Orientador: | Nóbrega, Maria Bernardete da |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar a ocorrência dos processos ideológicos, tais como sua reprodução com o intento de manter a dominância social de uma classe privilegiada, na obra Capitães da Areia, de Jorge Amado (1979). No entanto, privilegiaremos apenas o capítulo primeiro - Cartas à Redação, devido ao seu caráter composicional que levanta outras vozes além da do narrador. Tal análise será à luz do conceito Marxista de Ideologia, presente no livro A Ideologia Alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels (1933/1998). Este trabalho está dividido em três seções. A primeira faz um percurso histórico do termo ideologia, desde seu surgimento até a publicação do livro A Ideologia Alemã e, em seguida, há sua expansão conceitual. A segunda seção expõe a contextualização do romance Capitães da Areia, uma breve biografia do autor e um resumo do livro. Por último, é exposta a análise do capítulo sob a ótica marxista do conceito de ideologia com o enfoque na manutenção do poder da classe dominante. |
Abstract: | Not available. |
Palavras-chave: | Literatura Ideologia Capitães da Areia Marxismo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2937 |
Data do documento: | 11-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCF11122015.pdf | 359,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons