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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29371
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andréia Virgulino de-
dc.date.accessioned2024-01-30T13:54:13Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-30T13:54:13Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29371-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) is part of a broader investigation being developed in the Education and Educators project in Paraíba of the 20th Century. The objective of this study, in particular, is to explain the importance of the trajectory of four educators Aurora Maria de Jesus Pinto, Maria Procópio de Souza, Joana Justo da Silva and Ana Justo de Souza, in the first formal institutions in the district of Pitombeira de Dentro (PB) , rural area of the municipality of Santana dos Garrotes throughout the 1970s and 1980s. This investigation is justified by the relevance of the pioneering pedagogical activities of these educators in the first formal institutions created in the local community. As a research instrument, we initially used semi-structured and recorded interviews with the aforementioned educators. After surveying the oral sources obtained in the interviews, we selected the information (categories) most present in the narratives about the trajectories, highlighting, above all, the role of each one as a literacy teacher in the proposed time frame. Based on the interviews and other sources, it was possible to compose mini-biographies of the educators, highlighting in their trajectories the formative experiences lived in the community of Pitombeira de Dentro (PB). The mini-biographies are also accompanied by photographs of the aforementioned educators during their period of activity. Although the image records are not necessarily of teaching practices, since at the time such technological resources were scarce, it was possible through the images to better understand the reports about the recent past in its multiple aspects. Therefore, from the analysis of oral sources, images and written sources, it was possible to understand in a broader way the role of constituting the identity of the educators in this study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-01-30T13:54:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS22012024.pdf: 2219311 bytes, checksum: 930f41a6625b0635861ac558da464ace (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectEducadoraspt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA trajetória de quatro educadoras nas primeiras instituições formais do distrito de Pitombeira de Dentro (1970-1980)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Charliton José dos Santos-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte de uma investigação mais ampla em desenvolvimento no projeto Educação e Educadoras na Paraíba do Século XX. O objetivo deste estudo, particularmente, é explicitar a importância da trajetória de quatro educadoras: Aurora Maria de Jesus Pinto, Maria Procópio de Souza, Joana Justo da Silva e Ana Justo de Souza, nas primeiras instituições formais do distrito de Pitombeira de Dentro (PB), zona rural do município de Santana dos Garrotes, ao longo das décadas de 1970 e 1980. A referida investigação justificase mediante a relevância do pioneirismo de atuação pedagógica destas educadoras nas primeiras instituições formais criadas na comunidade local. Como instrumento de pesquisa utilizamos, inicialmente, entrevistas semiestruturadas e gravadas com as referidas educadoras. Após o levantamento das fontes orais obtidas nas entrevistas, selecionamos as informações (categorias) mais presentes nas narrativas acerca das trajetórias, destacando, sobretudo, o papel de cada uma na condição de alfabetizadora no recorte temporal proposto. A partir das entrevistas e de outras fontes, foi possível compor minibiografias das educadoras, destacando em suas trajetórias as experiências formativas vivenciadas na comunidade de Pitombeira de Dentro (PB). As minibiografias são acompanhadas de fotografias das referidas educadoras em seu período de atuação. Embora os registros imagéticos não sejam necessariamente das práticas docentes, já que na época tais recursos tecnológicos eram escassos, foi possível através das imagens uma melhor compreensão dos relatos sobre o passado recente em seus míltiplos aspectos. Portanto, a partir da análise das fontes orais, das imagens e das fontes escritas, foi possível compreender de forma mais ampliada o papel de constituição da identidade das educadoras neste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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