Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Jéssica Barbosa dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-30T14:59:39Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-30T14:59:39Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29373-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the pedagogical practice of early childhood education teachers in the context of the field. The research is descriptive with a qualitative approach, and had as its field of research a Municipal School of Elementary Education, located in Sítio Salsa, municipality of Conde/PB. Two instruments were used for data collection, observation and a questionnaire with open questions. The first, intended to enable direct contact with the participants and capture in real time the events in the context of the reality investigated.The second was intended for data collection with the research subjects, i.e., with two early childhood education teachers. The analysis of the constructed data made it possible to verify that, on a daily basis, the teachers provide the children with a set of activities with little variation and are typical of early childhood education institutions in urban contexts. The study indicates the need for training processes with teachers, supervision and school management of this context from the perspective of re-signification of its own practices, with a view to improving the quality of children's education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-01-30T14:59:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBSN22012024.pdf: 455439 bytes, checksum: ef8677cb4d7292449316700db2e56d0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T14:59:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBSN22012024.pdf: 455439 bytes, checksum: ef8677cb4d7292449316700db2e56d0c (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleEducação infantil no contexto do campo: o olhar docente sobre as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Efigênia Maria Dias-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica das professoras de educação infantil no contexto do campo. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, e teve como campo de pesquisa uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no Sítio Salsa, município do Conde/PB. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, a observação e o questionário com questões abertas. O primeiro, destinado a possibilitar o contato direto com as participantes e captar em tempo real os acontecimentos no contexto da realidade investigada. O segundo, destinado à coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, ou seja, com duas professoras de educação infantil. A análise dos dados construídos possibilitou constatar que, no dia a dia, é oportunizado às crianças, pelas professoras, um conjunto de atividades com pouca variação e próprias a instituições de educação infantil de contextos urbanos. O estudo indica a necessidade de processos formativos junto às docentes, supervisão e gestão escolar desse contexto na perspectiva de ressignificação de suas próprias práticas, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBSN22012024.pdf444,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons