Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29378| Tipo: | Tese |
| Título: | A disfunção temporomandibular, representações sociais no contexto da odontologia |
| Autor(es): | Costa Filho, Jairton |
| Primeiro Orientador: | Coutinho, Maria da Penha de Lima |
| Resumo: | A disfunção temporomandibular (DTM) refere-se às condições que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e/ou a musculatura envolvida no processo mastigatório. Sua etiologia é de caráter multifatorial, controversa e ainda não totalmente compreendida. Indivíduos com DTM apresentam várias alterações causadas por forças excessivas, hábitos parafuncionais, processos inflamatórios, alterações morfológicas degenerativas, processos infecciosos, fatores genéticos, psicológicos e anatômicos. Nesse contexto, buscou-se estudar a temática por meio da Teoria das Representações Sociais (TRS), que possibilitou acessar a rede de sentidos e significados, compartilhada pelos universitários de odontologia. Especificamente, identificar a produção científica subsidiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), acerca da Qualidade de Vida e da Disfunção Temporomandibular; identificar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa; analisar a disfunção temporomandibular sobre a ótica psicossocial dos discentes de Odontologia e apreender as ancoragens da disfunção temporomandibular elaboradas por discentes de Odontologia. Estruturalmente, esta tese foi dividida em duas partes, a primeira constituída pelos capítulos teóricos e a segunda composta por três artigos. No primeiro artigo, realizou-se uma revisão sistemática subsidiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), acerca da Qualidade de Vida e da Disfunção Temporomandibular. A amostra foi constituída por 11 artigos, que foram processados pelo software Iramuteq e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude. Os resultados indicaram os aspectos psicossociais representativos do adoecer, a exemplo, do desconforto e crepitação na região da ATM, cefaleia, rigidez, dificuldade para abrir a boca sem despertar dor. Dentre esses elementos a dor foi considerado o elemento figurativo da objetivação, tendo como ancoragem os fatores sócio psicológicos e físico orgânico. Os outros dois estudos, foram empíricos, norteados pela TRS. O primeiro estudo empírico, objetivou analisar a disfunção temporomandibular sobre a ótica psicossocial pelos discentes de Odontologia. Participaram deste estudo 151 discentes de Odontologia com idades entre 18 a 35 anos (M= 25,68; DP= 11,6), que responderam a um questionário biossociodemográfico e à entrevista em profundidade. O material coletado constituiu um corpus textual, que foram processados pelos softwares ALCESTE, IRAMUTEQ e SPSS (versão 21). Os conteúdos advindos dos softwares foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude. e por meio da estatística descritiva. Observou-se que os participantes apontaram em suas representações sociais, os conhecimentos acerca da disfunção temporomandibular, destacando o diagnóstico, e. tratamento, também, estiveram ancoradas em fatores fisiológicos e psicológicos, os quais foram permeados por emoções de cunho negativo (estresse, ansiedade). Os participantes ratificaram noções de responsabilidades, voltadas para consequências da doença, como é o caso da manutenção diária de tratamento paliativo, compreendendo que se trata de uma doença crônica. Os resultados apontaram para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, voltado para a elaboração de estratégias que possam ser adotadas frente ao controle e cuidado da disfunção temporomandibular. O segundo estudo empírico, contou com a participação de 151 discentes de Odontologia, com idade entre 18 e 35 anos (M= 25,68; DP= 11,6) o mesmo 9 objetivou conhecer as RS da disfunção temporomandibular sobre a ótica dos discentes de odontologia. Os dados foram processados pelo SPSS (versão 21) e software Tri-deux-mots. Destaca-se que as RS sobre o impacto da disfunção temporomandibular na qualidade de vida em universitários de odontologia adquiriram diferentes facetas, portanto, espera-se que os resultados discutidos através da pesquisa e à luz da literatura, venham contribuir para com os profissionais da área apontando a sua aplicabilidade e sugerindo os desdobramentos de futuras pesquisas e intervenções. Sugere-se a necessidade de ampliação do N amostral, a coleta de dados de forma presencial, bem como, a utilização de outros instrumentos. |
| Abstract: | Temporomandibular disorder (TMD) refers to conditions that affect the
temporomandibular joint (TMJ) and/or the musculature involved in the masticatory process. Its
etiology is multifactorial, controversial and not yet fully understood. Individuals with TMD
present several alterations caused by excessive forces, parafunctional habits, inflammatory
processes, degenerative morphological alterations, infectious processes, genetic, psychological
and anatomical factors. In this context, we sought to study the theme through the Theory of
Social Representations (TSR), which made it possible to access the network of senses and
meanings, shared by university students of dentistry. Specifically, to identify the scientific
production subsidized by the Theory of Social Representations (TRS), about Quality of Life
and Temporomandibular Disorders; identify the sociodemographic profile of the research
participants; analyze temporomandibular disorders from the psychosocial point of view of
dentistry students and understand the anchorages of temporomandibular disorders elaborated
by dentistry students. Structurally, this thesis was divided into two parts, the first consisting of
theoretical chapters and the second consisting of three articles. In the first article, a systematic
review was carried out supported by the Theory of Social Representations (TRS), about Quality
of Life and Temporomandibular Disorders. The sample consisted of 11 articles, which were
processed by the Iramuteq software and analyzed by Descending Hierarchical Classification
(CHD) and Similitude. The results indicated representative psychosocial aspects of becoming
ill, such as discomfort and crepitation in the TMJ region, headache, stiffness, difficulty opening
the mouth without arousing pain. Among these elements, pain was considered the figurative
element of objectification, anchored by socio-psychological and organic physical factors. The
other two studies were empirical, guided by TRS. The first empirical study aimed to analyze
temporomandibular disorders from a psychosocial perspective by Dentistry students. The study
included 151 Dentistry students aged between 18 and 35 years (M= 25.68; SD= 11.6), who
answered a biosociodemographic questionnaire and an in-depth interview. The collected
material constituted a textual corpus, which were processed by ALCESTE, IRAMUTEQ and
SPSS software (version 21). The contents coming from the software were analyzed by
Descending Hierarchical Classification (CHD) and Similitude. and through descriptive
statistics. It was observed that the participants pointed out in their social representations,
knowledge about temporomandibular disorders, highlighting the diagnosis, e.g. treatment were
also anchored in physiological and psychological factors, which were permeated by negative
emotions (stress, anxiety). The participants ratified notions of responsibilities, focused on the
consequences of the disease, such as the daily maintenance of palliative treatment,
understanding that it is a chronic disease. The results point to the importance of an
interdisciplinary approach that focuses on psychosociological support, aimed at the elaboration
10
of strategies that can be adopted in the face of the control and care of temporomandibular
disorders. The second empirical study, with the participation of 151 Dentistry students, aged
between 18 and 35 years (M= 25.68; SD= 11.6), aimed to know the SR of temporomandibular
disorders from the perspective of the students of dentistry. Data were processed by SPSS
(version 21) and Tri-deux-mots software. It is noteworthy that the SR on the impact of
temporomandibular disorder on the quality of life of university students of dentistry acquired
different facets, therefore, it is expected that the results discussed through the research and in
the light of the literature, will contribute to professionals in the area pointing out its applicability
and suggesting the consequences of future research and interventions. It is suggested the need
to expand the N sample, data collection in person, as well as the use of other instruments. Resumen: El trastorno temporomandibular (TMD) se refiere a las condiciones que afectan la articulación temporomandibular (TMJ) y/o la musculatura involucrada en el proceso masticatorio. Su etiología es multifactorial, controvertida y aún no del todo comprendida. Los individuos con DTM presentan diversas alteraciones causadas por fuerzas excesivas, hábitos parafuncionales, procesos inflamatorios, alteraciones morfológicas degenerativas, procesos infecciosos, factores genéticos, psicológicos y anatómicos. En ese contexto, buscamos estudiar el tema a través de la Teoría de las Representaciones Sociales (TSR), que posibilitó acceder a la red de sentidos y significados, compartida por estudiantes universitarios de odontología. En concreto, identificar la producción científica subvencionada por la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), sobre Calidad de Vida y Trastornos Temporomandibulares; identificar el perfil sociodemográfico de los participantes de la investigación; analizar los trastornos temporomandibulares desde el punto de vista psicosocial de los estudiantes de odontología y comprender los anclajes de los trastornos temporomandibulares elaborados por los estudiantes de odontología. Estructuralmente, esta tesis se dividió en dos partes, la primera compuesta por capítulos teóricos y la segunda compuesta por tres artículos. En el primer artículo se realizó una revisión sistemática sustentada en la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), sobre Calidad de Vida y Trastornos Temporomandibulares. La muestra estuvo compuesta por 11 artículos, que fueron procesados por el software Iramuteq y analizados por Clasificación Jerárquica Descendente (CHD) y Similitud. Los resultados indicaron aspectos psicosociales representativos de enfermarse, como malestar y crepitación en la región de la ATM, dolor de cabeza, rigidez, dificultad para abrir la boca sin despertar dolor. Entre esos elementos, el dolor fue considerado el elemento figurativo de objetivación, anclado por factores socio-psicológicos y físicos orgánicos. Los otros dos estudios fueron empíricos, guiados por TRS. Los resultados indicaron aspectos psicosociales representativos de enfermarse, como malestar y crepitación en la región de la ATM, dolor de cabeza, rigidez, dificultad para abrir la boca sin despertar dolor. Entre esos elementos, el dolor fue considerado el elemento figurativo de objetivación, anclado por factores socio-psicológicos y físicos orgánicos. Los otros dos estudios fueron empíricos, guiados por TRS. El primer estudio empírico tuvo como objetivo analizar los trastornos temporomandibulares desde una perspectiva psicosocial por estudiantes de Odontología. Participaron en el estudio 151 estudiantes de Odontología con edades comprendidas entre 18 y 35 años (M= 25,68; DT= 11,6), que respondieron un cuestionario 11 biosociodemográfico y una entrevista en profundidad. El material recolectado constituyó un corpus textual, los cuales fueron procesados por los software ALCESTE, IRAMUTEQ y SPSS (versión 21). Los contenidos provenientes del software fueron analizados por Clasificación Jerárquica Descendente (CHD) y Similitud. ya través de estadísticas descriptivas. Se observó que los participantes señalaron en sus representaciones sociales conocimientos sobre los trastornos temporomandibulares, destacando el diagnóstico, p. tratamiento también estaban anclados en factores fisiológicos y psicológicos, que estaban permeados por emociones negativas (estrés, ansiedad). Los participantes ratificaron nociones de responsabilidades, enfocadas en las consecuencias de la enfermedad, como el mantenimiento diario del tratamiento paliativo, entendiendo que se trata de una enfermedad crónica. Los resultados apuntaron para la importancia de un abordaje interdisciplinario que tenga como foco el apoyo psicosociológico, orientado a la elaboración de estrategias que puedan ser adoptadas frente al control y cuidado de los trastornos temporomandibulares. El segundo estudio empírico, con la participación de 151 estudiantes de Odontología, con edades entre 18 y 35 años (M= 25,68; DE= 11,6) tuvo como objetivo conocer la RS de los trastornos temporomandibulares desde la perspectiva de los estudiantes de odontología. Los datos fueron procesados por el software SPSS (versión 21) y Tri-deux-mots. Se destaca que la RS sobre el impacto del trastorno temporomandibular en la calidad de vida de los estudiantes universitarios de odontología adquirió diferentes facetas, por lo tanto, se espera que los resultados discutidos a través de la investigación y a la luz de la literatura, contribuyan a los profesionales en el área señalando su aplicabilidad y sugiriendo las consecuencias de futuras investigaciones e intervenciones. Se sugiere la necesidad de ampliar la muestra N, la recolección de datos de manera presencial, así como el uso de otros instrumentos. |
| Palavras-chave: | Psicologia social - Odontologia Representações sociais Disfunção temporomandibular Qualidade de vida Temporomandibular disorders Quality of life Social representations Trastornos temporomandibulares Calidad de vida Representaciones sociales |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29378 |
| Data do documento: | 30-Mai-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JairtonCostaFilho_Tese.pdf | 2,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
