Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Thalyta Danielle de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T18:36:50Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22 | - |
dc.date.available | 2024-01-30T18:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29380 | - |
dc.description.abstract | The main objective of the research was to propose a mathematics didactic sequence for discussing the additive field in a 4th year elementary school class at a rural public school. Based on this theme, studies aimed at discussion were developed with a focus on curricular documents and theorists who discuss the topic, such as Farias, Azeredo and Rego (2016), Caldart (2001), Brasil (2017), among others. The research methodology was characterized by being an exploratory study, of an action research nature, with qualitative analysis, having as subjects 10 students from the 4th year of Elementary School in a public school in the rural area of the municipality of Conde, Paraíba. Research instruments such as a field diary and diverse activities focused on discussing the topic were used. The study was divided into three stages: diagnostic activity, development activities and final verification, being applied between the months of April and May 2023, in the discussion of the additive field with the participants. The results indicated that the pedagogical practice combined with the theoretical proposal must be planned and inserted in the discussion of the Decimal Numerical System – SND with the use of nonconventional materials (leaves, seeds, sticks) and conventional materials (golden material, games, paradidactics) it was possible propose discussions involving reading, writing, comparing and ordering Natural Numbers, composing and decomposing numbers through additions and subtractions in the development of different calculation strategies with Natural Numbers. It was concluded that at the end of the study the participants expanded the concepts of the additive field, as well as improved aspects of reading, attention and interpretation of texts, reflecting better on the concepts involving the additive field of mathematics when they are applied to everyday situations involving materials from their community to facilitate numerical conceptual understanding, requiring a continuation and expansion of discussions in subsequent years. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-01-30T18:36:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TDL22012024.pdf: 1156924 bytes, checksum: 416eea701c9d97f9ae970c00e965061d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-30T18:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TDL22012024.pdf: 1156924 bytes, checksum: 416eea701c9d97f9ae970c00e965061d (MD5) Previous issue date: 2023-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
dc.subject | Campo aditivo | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa ação | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática e a prática pedagógica na discussão do campo aditivo para os anos iniciais do ensino fundamental em escola campesina | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Severina Andréa Dantas de | - |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo principal propor uma sequência didática de matemática para a discussão do campo aditivo em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública campesina. Com base nesta temática, desenvolveram-se estudos dirigidos à discussão com foco nos documentos curriculares e em teóricos que discutem acerca da temática, tais como Farias, Azeredo e Rego (2016), Caldart (2009), Brasil (2017), dentre outros. A metodologia de pesquisa caracterizou por ser um estudo exploratório, de cunho pesquisa-ação, com análise qualitativa, tendo como sujeitos 10 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na zona rural do município de Conde, Paraíba. Utilizou-se instrumentos de investigação como diário de campo e atividades diversificadas com foco na discussão da temática. O estudo foi dividido em três etapas: atividade diagnóstica, atividades de desenvolvimento e verificação final, sendo aplicado entre os meses de abril e maio de 2023, na discussão do campo aditivo com os participantes. Os resultados indicaram que a prática pedagógica aliada à proposta teórica deve ser planejada e inserida na discussão do Sistema Numerico Decimal – SND com o uso de materiais não convencionais (folhas, sementes, paus) e convencionais (material dourado, jogos, paradidáticos) sendo possível propor discussões envolvendo a leitura, escrita, comparação e ordenação de Números Naturais, composição e decomposição de números por meio de adições e subtrações no desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com Números Naturais. Concluiuse que ao final do estudo os participantes ampliaram os conceitos do campo aditivo, bem como melhoraram aspectos de leitura, atenção e interpretação de textos, refletindo melhor sobre os conceitos envolvendo o campo aditivo da matematica quando estes são aplicados a situações do cotidiano envolvendo materiais de sua comunidade para facilitar a compreensão conceitual numerica, sendo necessário uma continuação e ampliação das discussões nos anos posteriores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDL22012024.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons