Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29384
Tipo: TCC
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENSE ADULTOS: Uma experiência no Instituto Federal da Paraíba -Campus João Pessoa
Autor(es): BELMONT, VILMA DA SILVA SOARES
Primeiro Orientador: PEREIRA, Danielle Viana Lugo
Resumo: Tendo em vista que a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos pode impactar direta ou indiretamente na realidade dos alunos, trazendo o acesso dos estudantes a Política Educacional e de Assistência Estudantil e, consequentemente, a efetivação dessas políticas para permanência do estudante no ensino, o presente estudo trata sobre a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos, voltada para aqueles que não tiveram acesso ou, por algum motivo, não concluíram os estudos em idade regular. Geralmente jovens e adultos que precisaram abdicar dos estudos para trabalhar ou assumir outras obrigações. A fim de analisar a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos, para tanto foi necessário investigar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, apreender a importância da atuação do Serviço Social e relatar a experiência de estágio supervisionado no Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, vivenciada no período de 01 de fevereiro de 2019 a 26 de setembro de 2019. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, onde foi possível concluir que o Serviço Social contribui na EJA legitimando sua importância na garantia e consolidação da educação como direito social, elaborando e executando projetos, como agente que auxilia na formação para o exercício da cidadania e consciência crítica desse público
Abstract: Bearing in mind that the contribution of Social Work in Youth and Adult Education can directly or indirectly impact the reality of students, bringing students access to Educational Policy and Student Assistance and, consequently, the implementation of these policies for student permanence in the education, the present study deals with the contribution of Social Work in Youth and Adult Education, aimed at those who did not have access or, for some reason, did not complete their studies at a regular age. Usually young people and adults who had to give up their studies to work or take on other obligations. In order to analyze the contribution of Social Work in Youth and Adult Education, it was necessary to investigate the trajectory of Youth and Adult Education in Brazil, starting with the Federal Constitution of 1988, apprehend the importance of Social Work and report the supervised internship experience at the Federal Institute of Paraíba - Campus João Pessoa, from February 1, 2019 to September 26, 2019. A bibliographic and documentary research was then carried out, with a qualitative approach, where it was possible conclude that Social Work contributes to EJA, legitimizing its importance in guaranteeing and consolidating education as a social right, preparing and executing projects, as an agent that helps in training for the exercise of citizenship and critical awareness of this public.
Palavras-chave: Educação;
Educação de Jovens e Adultos;
Serviço Social.
Education;
Youth and Adult Education;
Social service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29384
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VILMA (finalizado com ficha catalográfica).pdf657,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.