Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2938Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marques, Mayara do Egito Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-21T13:27:00Z | - |
| dc.date.available | 2014-12-12 | - |
| dc.date.available | 2017-11-21T13:27:00Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2938 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the contribution of the cordel literature in the process of Youth and Adult literacy. For both, readings on the EJA, history, law and philosophy, in addition to the cordel literature, history and didactics were carried out. In order to prove the hypothesis of this research we opted for a qualitative research, field work, using an interview unstructured with literacy teachers of EJA and a pedagogical workshop about cordel in the classroom. The content analysis revealed that the cordel is a literary genre popular that can facilitate the process of Youth and Adult literacy because it is linked to the popular culture of Northeastern people, the survey of generating word and the everyday life of the subjects. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-21T13:27:00Z No. of bitstreams: 1 MECM10122014.pdf: 588178 bytes, checksum: 5ace3b5396f57370f6a44b6e4e1fdba8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-21T13:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MECM10122014.pdf: 588178 bytes, checksum: 5ace3b5396f57370f6a44b6e4e1fdba8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
| dc.title | A contribuição da literatura de cordel no processo de alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Walkíria Pinto de | - |
| dc.description.resumo | Esse trabalho se propõe a analisar a contribuição da literatura de cordel no processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Para tanto, leituras acerca da EJA, histórico, legislação e filosofia, além da Literatura de Cordel, história e didática foram realizadas. Com o intuito de comprovar a hipótese dessa investigação optou-se por uma pesquisa qualitativa, de campo, utilizando uma entrevista não-estruturada com professores alfabetizadores da EJA e uma oficina pedagógica sobre o cordel na sala de aula. A análise de conteúdo revelou que o cordel é um gênero literário popular que pode facilitar o processo de alfabetização de Jovens e Adultos por estar ligada à cultura popular do povo Nordestino, ao levantamento da palavra geradora e ao cotidiano dos sujeitos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MECM10122014.pdf | 574,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
