Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Mayara do Egito Costa-
dc.date.accessioned2017-11-21T13:27:00Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.available2017-11-21T13:27:00Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2938-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the contribution of the cordel literature in the process of Youth and Adult literacy. For both, readings on the EJA, history, law and philosophy, in addition to the cordel literature, history and didactics were carried out. In order to prove the hypothesis of this research we opted for a qualitative research, field work, using an interview unstructured with literacy teachers of EJA and a pedagogical workshop about cordel in the classroom. The content analysis revealed that the cordel is a literary genre popular that can facilitate the process of Youth and Adult literacy because it is linked to the popular culture of Northeastern people, the survey of generating word and the everyday life of the subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-21T13:27:00Z No. of bitstreams: 1 MECM10122014.pdf: 588178 bytes, checksum: 5ace3b5396f57370f6a44b6e4e1fdba8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T13:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MECM10122014.pdf: 588178 bytes, checksum: 5ace3b5396f57370f6a44b6e4e1fdba8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.titleA contribuição da literatura de cordel no processo de alfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Walkíria Pinto de-
dc.description.resumoEsse trabalho se propõe a analisar a contribuição da literatura de cordel no processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Para tanto, leituras acerca da EJA, histórico, legislação e filosofia, além da Literatura de Cordel, história e didática foram realizadas. Com o intuito de comprovar a hipótese dessa investigação optou-se por uma pesquisa qualitativa, de campo, utilizando uma entrevista não-estruturada com professores alfabetizadores da EJA e uma oficina pedagógica sobre o cordel na sala de aula. A análise de conteúdo revelou que o cordel é um gênero literário popular que pode facilitar o processo de alfabetização de Jovens e Adultos por estar ligada à cultura popular do povo Nordestino, ao levantamento da palavra geradora e ao cotidiano dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MECM10122014.pdf574,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.