Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2939Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Simone Ferreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-21T13:27:39Z | - |
| dc.date.available | 2016-06-21 | - |
| dc.date.available | 2017-11-21T13:27:39Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2939 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T13:27:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SFS21062016.pdf: 4634582 bytes, checksum: 9801442a9c980744e2229db57c50fc25 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-21T13:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SFS21062016.pdf: 4634582 bytes, checksum: 9801442a9c980744e2229db57c50fc25 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Leitura – textos literários | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Professor - aluno | pt_BR |
| dc.subject | PIBID | pt_BR |
| dc.title | A importância do professor como mediador nas aulas de leitura literária: uma vivência no PIBID | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Maria de Fátima Benício de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância do professor de língua portuguesa nas aulas de leitura literária no ensino médio. Pretende-se mostrar sua importância através da metodologia proposta por Cosson (2012), em seu livro “Letramento Literário”, o qual aponta a singularidade do professor como mediador dessas aulas que tem como protagonista o texto. Também farão parte do referencial teórico deste trabalho autores como: Lajolo (2005), Zilberman (2008), Martins (2012), Todorov (2009) etc. É notório que, mesmo nos dias atuais, o trabalho realizado pela maioria dos professores de português nas aulas de literatura é apenas de decorar datas, fazer fichamento e passar a atividade proposta pelo livro didático, o que torna as aulas de literatura monótonas e sem prazer. Esses foram os principais motivos que acarretaram na realização dessa pesquisa, que tem o intuito de mostrar possibilidades ao professor para trabalhar com a leitura literária. Para a realização dessa atividade, foi feita pesquisa metodológica de campo, seguindo a proposta, com adaptações do livro em pauta, em quatro turmas do primeiro ano do ensino médio na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, localizada no município de João Pessoa/PB, envolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que foi primordial para a realização dessa pesquisa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SFS21062016.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
