Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Simone Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-11-21T13:27:39Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-21T13:27:39Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2939-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T13:27:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SFS21062016.pdf: 4634582 bytes, checksum: 9801442a9c980744e2229db57c50fc25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T13:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SFS21062016.pdf: 4634582 bytes, checksum: 9801442a9c980744e2229db57c50fc25 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeitura – textos literáriospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleA importância do professor como mediador nas aulas de leitura literária: uma vivência no PIBIDpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do professor de língua portuguesa nas aulas de leitura literária no ensino médio. Pretende-se mostrar sua importância através da metodologia proposta por Cosson (2012), em seu livro “Letramento Literário”, o qual aponta a singularidade do professor como mediador dessas aulas que tem como protagonista o texto. Também farão parte do referencial teórico deste trabalho autores como: Lajolo (2005), Zilberman (2008), Martins (2012), Todorov (2009) etc. É notório que, mesmo nos dias atuais, o trabalho realizado pela maioria dos professores de português nas aulas de literatura é apenas de decorar datas, fazer fichamento e passar a atividade proposta pelo livro didático, o que torna as aulas de literatura monótonas e sem prazer. Esses foram os principais motivos que acarretaram na realização dessa pesquisa, que tem o intuito de mostrar possibilidades ao professor para trabalhar com a leitura literária. Para a realização dessa atividade, foi feita pesquisa metodológica de campo, seguindo a proposta, com adaptações do livro em pauta, em quatro turmas do primeiro ano do ensino médio na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, localizada no município de João Pessoa/PB, envolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que foi primordial para a realização dessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFS21062016.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons