Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emanuella Neto da-
dc.creatorSilva, Maria Aparecida de Morais-
dc.creatorOliveira, Viviane Nunes de-
dc.date.accessioned2017-11-21T14:12:21Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2017-11-21T14:12:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2944-
dc.description.abstractLearning Evaluation is a widely discussed theme, in the educational environment, and contributes to the improvement of teaching and learning process. For the protagonists of this story: the teacher and the student, evaluation serves as a support for the student to really learn and for the teacher to notice himself not only as someone who teaches, but as a person which contributes to the construction of knowledge of his students. However, it is known that there are divergences in the act of evaluating, in relation to the quantitative and qualitative aspects of learning. Therefore, this study aimed to analyze the process of learning evaluation and its limitations in the classroom, in the context of a school in the public municipal system in João Pessoa. Our methodology is qualitative in nature. As a starting point we carried out a literature research with relevant academics regarding to the subject, as Hoffmann, Luckesi and Perrenoud, among other. We used as data collection along the teacher and students combined with the use of interviews and semi-structured questionnaires, favorable to the outcome in our investigation. Thus, as a result of the research, it was realized the existence of limitations in the process of learning evaluation in the context of the classroom observed in this educational institution. We conclude that the learning evaluation is not mere measurement, and should be a integral part to the whole process of teaching and learning. The teacher should know how to use the various evaluation instruments in the construction of the knowledge of his students, and as always review his educational practice. Therewith, he should be certain about the proposed objectives and the evaluation criteria, so it can actually occur a fair and meaningful evaluation for all involved in the teaching and learning process .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-21T14:12:21Z No. of bitstreams: 1 ENS11092014.pdf: 537728 bytes, checksum: f8ce0e3b2c85e83f17e1b64e7d6f5615 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENS11092014.pdf: 537728 bytes, checksum: f8ce0e3b2c85e83f17e1b64e7d6f5615 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem uma investigação crítico-reflexiva sobre suas limitaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Walkíria Pinto de-
dc.description.resumoA avaliação escolar é um tema amplamente discutido, no contexto educacional, e que contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para os protagonistas desta história, que são: o professor e o aluno, avaliar serve como um suporte para que o aluno realmente aprenda, bem como para o professor se perceber, não apenas como alguém que ensina, mas que contribua para a construção do conhecimento de seus educandos. Contudo sabe-se que existem divergências quanto ao ato de avaliar, em relação aos aspectos quantitativos e os aspectos qualitativos da aprendizagem. Para tanto este trabalho teve como objetivo analisar o processo de avaliação da aprendizagem quanto as suas limitações na sala de aula, no contexto de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa. Como ponto de partida realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores relevantes no que diz respeito ao tema avaliação como Hoffmann, Luckesi e Perrenoud entre outros. Utilizamos como coleta de dados junto à professora e aos alunos, o uso de entrevista e questionários semi-estruturados, favoráveis quanto ao resultado na nossa investigação. Logo, como resultado da pesquisa, percebeu-se existência de limitações no processo da avaliação da aprendizagem, no contexto da sala de aula observada nesta instituição. Conclui-se que a avaliação da aprendizagem, não émera mensuração, deve ser integrante de todo o processo de ensino e aprendizagem. O docente deve saber utilizar os diversos instrumentos avaliativos na construção de conhecimento dos discentes. Bem como sempre rever sua prática educativa, com isso deve ter clareza dos objetivos propostos e também dos critérios de avaliação, para que possa de fato ocorrer uma avaliação justa e significativa para todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENS11092014.pdf525,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.