Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29456
Tipo: TCC
Título: Ensino remoto de violão : um olhar direcionado à adaptação dos docentes de uma escola especializada de música no ensino remoto emergencial.
Título(s) alternativo(s): Remote guitar teaching: a look at the adaptation of teachers from a specialized music school to emergency remote teaching.
Autor(es): Sobral, Thyago Lira
Primeiro Orientador: Santos, Carla Pereira dos
Resumo: Na recente experiência da pandemia da COVID-19, com o distanciamento imposto e com toda a mudança em todos os âmbitos sociais, ocorreu uma intensa transformação na maneira de ensinar e aprender um instrumento musical, principalmente nos contextos em que o processo se dava de maneira presencial. Nesse sentido, o ambiente de encontro físico da sala de aula foi substituído pelas aulas nas residências através das ferramentas virtuais. Sendo assim, esse trabalho buscou investigar esse contexto de ensino através de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve como objetivo geral compreender e analisar como se realizou a adaptação dos professores de violão de uma escola especializada de música “X” para o ensino remoto de violão. Desse objetivo geral derivaram os seguintes objetivos específicos: compreender como os professores passaram a planejar e a realizar suas aulas remotas; compreender os principais desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino remoto; compreender e analisar a impressão dos professores a respeito dos alunos no ensino remoto; identificar que estratégias utilizadas se mantiveram no retorno ao ambiente presencial. A fim de construir os capítulos de revisão de literatura e de fundamentação para este trabalho, bem como para a articulação com os dados obtidos, realizei uma pesquisa bibliográfica buscando autores que discutem o tema. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada como instrumento. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar que os docentes não tinham experiência prévia com o ensino remoto, e buscaram aproximar a experiência do ensino remoto à do ensino presencial através das aulas síncronas. Como forma de superar os desafios que apareceram foram utilizadas ferramentas assíncronas. Essas ferramentas foram incorporadas pelos docentes ao ensino presencial posterior à pandemia, como produto da experiência remota.
Abstract: In the recent experience of the COVID-19 pandemic, with imposed social distancing and significant changes in various social aspects, there has been a significant transformation in the way of teaching and learning a musical instrument, especially in contexts where the process traditionally occurred in person. In this sense, the physical classroom setting has been replaced by lessons at home through virtual tools. Therefore, this study aimed to investigate this teaching context through qualitative research, with the overall goal of understanding and analyzing how the adaptation of guitar teachers from a specialized music school "X" to remote guitar instruction took place. From this overall goal, the following specific objectives emerged: to comprehend how teachers began to plan and conduct their remote lessons; to understand the main challenges faced by teachers in the process of remote teaching; to grasp and analyze teacher’s impressions about students in remote instruction; and to identify which strategies that were used have been retained upon the return to in-person settings. To construct the chapters on literature review and theoretical framework for this work, as well as to connect with the collected data, I conducted a bibliographic research to find authors discussing the topic. For data collection, a semi-structured interview was carried out as the primary instrument. Through the analysis of the collected data, it was possible to ascertain that the educators had no prior experience with remote teaching and sought to align the remote teaching experience with in-person instruction through synchronous lessons. As a means to overcome the challenges that arose, asynchronous tools were utilized. These tools were later incorporated by the educators into in-person teaching after the pandemic, as a result of the remote teaching experience.
Palavras-chave: Música (Licenciatura) - TCC
Música - Ensino remoto
Violão - Ensino remoto
Instrumento musical - Ensino remoto - Pandemia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29456
Data do documento: 13-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLS24112023.pdf514,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons