Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braga, Leonam José de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T11:23:08Z | - |
dc.date.available | 2023-11-24 | - |
dc.date.available | 2024-02-08T11:23:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29464 | - |
dc.description.abstract | This study outlines theoretical perspectives on music education for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to comprehend the insights provided by the contents of journals and proceedings from the National Congresses of the Brazilian Association of Music Education (ABEM) regarding the teaching and learning of music for individuals with ASD. The specific objectives were as follows: discuss the historical and legal frameworks related to ASD and the core characteristics of pedagogical-musical practices; identify the bibliographic production of the Brazilian Association of Music Education (ABEM) on ASD and music education; categorize articles, analyzing the prevalence and gaps in the published themes concerning the teaching and learning of music. Through a qualitative approach, a literature review and bibliographic research were conducted. The bibliographic research discusses the historical and legal frameworks and the characteristics of pedagogical-musical practices for individuals with autism. Meanwhile, the literature review maps out pedagogical-musical practices for this audience, drawing from the Proceedings of the National Congresses of ABEM held in the years 2013, 2015, 2017, 2019, and 2021, as well as the ABEM Journal with publications spanning from 1992 to 2022. The review results indicate numerous benefits and highlight the significant effects brought about by music for this audience. The prevalence of works addressing the young autistic population in the context of music classes was noted. As gaps, there is a lack of studies directed towards pedagogical practices focused on teaching musical instruments to individuals with autism, a scarcity of works involving autistic adolescents, and an absence of research involving autistic adults. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-08T11:23:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LJPB24112023.pdf: 819555 bytes, checksum: c3ccc67a0d9f5feb9d8ab5697af3b71f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-08T11:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LJPB24112023.pdf: 819555 bytes, checksum: c3ccc67a0d9f5feb9d8ab5697af3b71f (MD5) Previous issue date: 2023-09-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música (Licenciatura) - TCC | pt_BR |
dc.subject | Música - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Música - Ensino - TEA | pt_BR |
dc.subject | TEA (Transtorno do Espectro Autista) - Música | pt_BR |
dc.title | Um estudo teórico sobre os processos de ensino e aprendizagem de música para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). | pt_BR |
dc.title.alternative | A theoretical study on the processes of teaching and learning music for people with autism spectrum disorder (ASD). | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Klesia Garcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5106120464248751 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo elenca perspectivas teóricas sobre o ensino de música para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), tendo como objetivo geral compreender o que os conteúdos das revistas e dos anais dos Congressos Nacionais da ABEM revelam sobre o ensino e aprendizagem de música para pessoas com o transtorno do espectro autista. Para isso foram delineados os seguintes objetivos específicos: discutir os marcos históricos e legais relacionados ao TEA e as características centrais das práticas pedagógico-musicais; identificar a produção bibliográfica da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) sobre TEA e ensino e aprendizagem musical; categorizar os artigos, analisando a predominância e as lacunas dos temas publicados acerca do ensino e aprendizagem de música. Por meio da abordagem qualitativa, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma revisão de literatura. A pesquisa bibliográfica discute os marcos históricos, legais e as características das práticas pedagógico-musicais para pessoas com autismo, enquanto que a revisão de literatura realiza um mapeamento sobre as práticas pedagógico-musicais para esse público, tendo como fontes os Anais dos Congressos Nacionais da ABEM realizados nos anos de 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021 e a Revista da ABEM com as publicações entre os anos de 1992 e 2022. Os resultados da revisão apontam para os diversos benefícios e evidenciam os efeitos significativos proporcionados pela música para esse público. Percebeu-se a predominância de trabalhos abordando o público autista infantil em contexto de aulas de musicalização. Como lacunas, observou-se a falta de estudos direcionados à prática pedagógica direcionada ao ensino de instrumento musical para autistas, a escassez de trabalhos envolvendo autistas adolescentes, e ausência de pesquisas envolvendo autistas adultos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LJPB24112023.pdf | 800,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons