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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29467
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimaraes, Gheurly Lincker Felix-
dc.date.accessioned2024-02-08T13:22:14Z-
dc.date.available2023-11-27-
dc.date.available2024-02-08T13:22:14Z-
dc.date.issued2023-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29467-
dc.description.abstractThis monograph sought to analyze the process of mythological construction of the figure of football player Gabigol through journalistic articles. Identifying the main events that bring him closer to the hero archetype, and investigating how the media used narratives and images to evoke elements present in the collective imagination, constructed from the effects of mythological figures who achieved immortality through narratives, with the aim of selling such a label to the public. Throughout History, the formation, by individuals, of mythical images of other individuals was something constant, whether in political or religious aspects. From Ancient Greece to modern civilizations, society formed icons throughout its history. Kings and emperors were idolized and hated by many, exercising influence and authority over the dominated population. In general, this is a case study, from a journalistic perspective, of Gabigol as a character in the great spectacle that is media society. Therefore, centering it on the sporting and cultural path of Brazilian society becomes relevant, since, based on this interaction between subjects, it will be possible to understand journalism as a creator of images, opinions, ideas and celebrities. From Campbell's perspective, a hero is constituted from the construction of social imagery that permeates individuals, reinforced mainly from the media, which act in an incisive and decisive way in the formation of human thought. From this perspective, Gabigol was created through various media outlets and broadcast under the lenses of cameras that filmed his moves on the pitch, sharing them with the world. The present work sought, throughout its entire length, to address Gabigol's journey towards the construction of the hero constructed from the media, under the influence of the perfect records of camera lenses and well constructed reports on his moves, resourcefulness and success in lawns.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-08T13:22:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLFG27112023.pdf: 2232107 bytes, checksum: e9824dcb8473ee15f5f5610269b1c904 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo - TCCpt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectGabigol - Ídolos - Esportept_BR
dc.titleA contribuição do jornalismo na construção dos mitos modernos : um estudo de caso do atleta Gabigol.pt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of journalism in the construction of modern myths: a case study of the athlete Gabigol.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo Filho, Carlos Alberto Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3498580112368066pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia buscou analisar o processo de construção mitológica da figura do futebolista Gabigol através das matérias jornalísticas. Identificando os principais eventos que o aproximam do arquétipo de herói, e investigar como a mídia utilizou de narrativas e imagens para evocar elementos presentes no imaginário coletivo, construídos a partir dos efeitos de figuras mitológicas que alcançaram a imortalidade através das narrativas, com intuito de vender tal rótulo ao público. Ao longo da História, a formação, por parte dos indivíduos, de imagens míticas de outros indivíduos foi algo constante, seja nos aspectos políticos, seja nos aspectos religiosos. Da Grécia Antiga às civilizações modernas, a sociedade formou ícones em todo o seu trajeto. Reis e imperadores eram idolatrados e odiados por muitos, exercendo influência e autoridade ante a população dominada. De maneira geral, este é um estudo de caso, a partir da perspectiva jornalística, de Gabigol enquanto personagem do grande espetáculo que é a sociedade midiática. Dessa forma, centralizá-lo no percurso esportivo e cultural da sociedade brasileira faz-se relevante, uma vez que, a partir dessa interação entre sujeitos, será possível entender o jornalismo como formador de imagens, opiniões, ideias e celebridades. A partir da perspectiva de Campbell, um herói constitui-se a partir da construção do imagético social que permeia os indivíduos, reforçado, principalmente, a partir das mídias, as quais atuam de maneira incisiva e decisiva na formação do pensamento humano. Sob essa ótica, Gabigol construiu-se por meio de diversos veículos de comunicação e transmitiu-se sob as lentes das câmeras que filmaram seus lances nos gramados, compartilhando-os com o mundo. O presente trabalho buscou, ao longo de toda sua extensão, abordar a jornada de Gabigol rumo à construção do herói construído a partir da mídia, sob influência dos registros perfeitos das lentes das câmeras e de reportagens bem construídas sobre seus lances, desenvoltura e sucesso nos gramados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentJornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

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