Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2949| Tipo: | TCC |
| Título: | Autoria indígena na literatura infantil |
| Autor(es): | Nascimento , Nadilma de Souza Silva |
| Primeiro Orientador: | Lúcio, Ana Cristina Marinho |
| Resumo: | Neste trabalho pretendemos analisar como as produções literárias de autoria indígena, destinadas a um público infantil, apresentam seu ponto de vista em relação ao nativo e como as obras aprofundam as peculiaridades dessa produção à luz do próprio texto. Os pressupostos teóricos formulados por Graúna (2013) fundamentam os critérios de análise do texto literário. Para atingirmos nossos objetivos, discorremos sobre alguns aspectos históricos concernentes à trajetória da literatura brasileira, que nos ajudarão na abordagem da temática, a partir de Santos (2009). A respeito da significação das imagens nas obras literárias infantis, fundamentaremos as análises em Camargo (1995). Analisaremos duas obras brasileiras destinadas ao público infantil: Histórias de Índio (Companhia das Letrinhas, 1996) e O Sinal do Pajé (Peirópolis, 2011), ambas de Daniel Munduruku. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar os aspectos semelhantes no tocante à preservação da tradição e afirmação da identidade indígena. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Autoria indígena Literatura infantil Narrativas da tradição oral |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2949 |
| Data do documento: | 30-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NSSN01022017.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
