Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2949
metadata.dc.type: TCC
Title: Autoria indígena na literatura infantil
metadata.dc.creator: Nascimento , Nadilma de Souza Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lúcio, Ana Cristina Marinho
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho pretendemos analisar como as produções literárias de autoria indígena, destinadas a um público infantil, apresentam seu ponto de vista em relação ao nativo e como as obras aprofundam as peculiaridades dessa produção à luz do próprio texto. Os pressupostos teóricos formulados por Graúna (2013) fundamentam os critérios de análise do texto literário. Para atingirmos nossos objetivos, discorremos sobre alguns aspectos históricos concernentes à trajetória da literatura brasileira, que nos ajudarão na abordagem da temática, a partir de Santos (2009). A respeito da significação das imagens nas obras literárias infantis, fundamentaremos as análises em Camargo (1995). Analisaremos duas obras brasileiras destinadas ao público infantil: Histórias de Índio (Companhia das Letrinhas, 1996) e O Sinal do Pajé (Peirópolis, 2011), ambas de Daniel Munduruku. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar os aspectos semelhantes no tocante à preservação da tradição e afirmação da identidade indígena.
Abstract: No abstract
Keywords: Autoria indígena
Literatura infantil
Narrativas da tradição oral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2949
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSSN01022017.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons